O presidente do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), padre Rino Bonvini, e a coordenadora de articulação indígena, Natália Martins, realizaram atividade pedagógica sobre “Biomedicina e Conhecimentos Tradicionais em Saúde” com jovens, na Comunidade do Quieto. A localidade integra o assentamento 25 de Maio, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Madalena, distante 185 quilômetros de Fortaleza.

Os profissionais de Saúde, padre Rino, médico psiquiatra, e Natália Martins, terapeuta comunitária indígena (formanda em psicologia), desenvolveram momentos expositivos mescladas com vivências práticas, além do método de trabalho da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). A ASC privilegia a escuta, o acolhimento e o cuidado socioterapêutico. Eles proporcionaram uma visão que envolve o saber científico e as práticas populares advindas da cultura vivenciada pelos jovens do MST.

A atividade pedagógica, realizada no dia 9 de março de 2013, na Escola João Sem Terra, fez parte do “curso técnico em meio ambiente para jovens do campo”. O curso é coordenado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (FIOCRUZ), MST, Núcleo Trabalho Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS) e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O curso teve início em setembro de 2012, com duração de um ano e meio, em regime de alternância. Os educandos são todos de movimentos sociais do campo, como o MST, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Instituto Terra Mar e Articulação Antinuclear.

“O objetivo do curso é capacitar jovens para fazer análise técnica na área da saúde e do meio ambiente para que eles possam identificar os problemas e intervir no seu território, buscando uma abordagem da saúde para além dos serviços, na perspectiva de melhor qualidade de vida para os camponeses”, lembra notícia no site do MST, escrita por Arilene Chaves, Clecilvânia Ribeiro e Marcelo Matos.

Sobre a Abordagem Sistêmica Comunitária

A Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) é uma tecnologia socioterapêutica multidisciplinar e de múltiplo impacto que atua na prevenção e na transformação do sofrimento psíquico e existencial.

Essa tecnologia socioterapêutica está organizada sob três princípios:

– Autopoiese comunitária

– Trofolaxe humana

– Sintropia

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.