A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e técnicas da prefeitura visitaram o Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC), hoje (21.08.2013), pela manhã. Durante um diálogo com a coordenação colegiada do MSMC, Carol disse estar feliz em conhecer de perto as ações da instituição. Ela se dispôs em contribuir para ampliar os serviços de prevenção à dependência química com crianças e adolescentes. Além disso ajudar nas ações com as mães e as famílias em situação vulnerável das comunidades do Grande Bom Jardim e ampliação dos serviços do MSMC para outros bairros.

O presidente do MSMC, padre Rino Bonvini, fez um breve histórico do trabalho desenvolvido no Bom Jardim e comunidades vizinhas desde 1996. Em seguida, sugeriu a ampliação de espaços dedicados ao Programa Sim à Vida, que acolhe crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, e acompanha suas famílias. Atualmente, por limitação de recursos, esse serviço que já dispôs de cinco locais, só atende às comunidades do Marrocos e Siqueira.

Padre Rino e a primeira-dama concordaram que seria muito importante estender os serviços da tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto desenvolvidos pelo MSMC e, também, a metodologia da Abordagem Sistêmica Comunitária, para outros bairros de Fortaleza. A ideia de consenso é iniciar uma formação de multiplicadores em alguns bairros da Regional I.

Carol Bezerra sugeriu que o MSMC fizesse um desenho das demandas e soluções para os problemas envolvendo crianças, adolescentes, mães e idosos da região. Padre Rino propôs a realização de uma pesquisa com a participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) para identificar com qualidade os principais problemas dessas comunidades. Ele recorda que uma pesquisa datada de 1997, feita pela UFC, foi o ponto de partida para a instalação do projeto de elevação da autoestima e de prevenção à dependência com crianças e seus familiares.

No encontro também estiveram presentes a coordenadora regional de saúde da SER V, Rosélia Mesquita, a articuladora de saúde mental da SER V, Érika Daiana Rocha, e as assessoras da primeira-dama, Débora Menezes, Márcia Dias, Lívia Simplício, Tânia Gurgel, além da jornalista Débora Vanessa, assessora de comunicação da Prefeitura. Da coordenação colegiada do MSMC, participaram Márcia Cristine Oliveira, Nádia Franco, Natália Martins, Ana Paula Fernandes, Aurilene Xavier (Lena) e Elizeu de Sousa.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.