A cantora e arte-educadora, Eliahne Brasileiro, convida colaboradores e amigos do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC) para integrar o elenco do Auto Natal, “O Baile do Menino Deus”. Os ensaios começam em breve. Os interessados podem ligar para a Casa Ame, (85) 3497.2176.

“O Baile do Menino Deus é um musical inspirado na obra de Ronaldo Brito e Assis Lima, escritores pernambucanos, e conta a estória de quatro crianças e um Mateus (personagem central do reisado). Eles saem em busca da casa santa para organizar um baile em homenagem ao menino que nasceu, percorrendo várias manifestações populares como o reisado, caboclinhos, pastorinhas, boi-bumbá e burrinhas”, conta Eliahne.

O espetáculo do Auto de Natal envolve música, arte visual, teatro, literatura e dança, com a participação de 18 personagens centrais, pastoril e regional.

“A ideia é aproveitar a disposição e criatividade de crianças e adolescentes que frequentam a biblioteca da Casa Ame”, lembra a artista. Além disso, espera-se contar com a participação de pessoas de outros espaços do MSMC, incluindo também jovens e adultos de qualquer idade que queiram participar dos ensaios e compor o elenco do espetáculo.

Trata-se de “apresentar à comunidade um sentido de Natal diferente do que se costuma ver”, pois ultimamente, o Natal fica restrito a uma festa com troca de presentes “de incentivo ao consumismo”, reflete Eliahne. O espetáculo tem ainda a oportunidade de resgatar elementos culturais e históricos das realidades do MSMC e das comunidades do Grande Bom Jardim.

Para quem se dispuser a participar, Eliahne vai trabalhar com as seguintes etapas:

    1. Refletir sobre o significado do ‘Baile do menino Deus’ e o contexto geográfico onde se passa a estória;
    2. Exibir o vídeo com o espetáculo pernambucano;
    3. Acolher e orientar os integrantes do elenco;
    4. Ouvir e selecionar músicas;
    5. Compor o figurino (com a participantes do integrantes do curso de pintura; crochê e customização);
    6. Fazer ensaio com participantes (oficina de preparação vocal e expressão corporal);
    7. Realizar a apresentação do musical para a comunidade.

 

Auto de Natal “O baile do Menino Deus”

Local de inscrições e ensaios: Rua Dr. Fernando Augusto, 980, Santo Amaro (Bom Jardim). Fortaleza. CE. Telefone: 3497.2176
Data: A partir de segunda-feira, 30 de setembro, manhã e tarde.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.