A secretária executiva da Secretaria de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará, Aline Bezerra, e equipe de coordenadoras conheceram alguns espaços de serviços socioterapêuticos do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no Bom Jardim, em Fortaleza. No encontro com a equipe da Secretaria, ficou acertado o compartilhamento de ações preventivas, especialmente em escolas da região.

As coordenadoras de Política Sobre Drogas, Alessandra Pimentel, de Interlocução Interinstitucional, Lidiane Rebouças, e do projeto Corre pra Vida (para pessoas em situação de rua), Andrea Autran, conheceram a sede do MSMC, a Casa AME, a Palhoça e o CAPS Comunitário do Bom Jardim.

No diálogo com a enfermeira Márcia Cristine, o jornalista Elizeu de Sousa, o padre Rino Bonvini, a coordenadora Balbina Lucas e a assistente social Luciana Custódio, foi apresentada a tecnologia preventiva e socioterapêutica denominada Abordagem Sistêmica Comunitária.

O projeto Sim à Vida, de prevenção às drogas, que acolhe crianças de 7 a 14 anos, é co-financiado pela CBM International e União Europeia foi uma das ações apresentadas. Trata-se de um projeto que já têm 17 anos de atividade e é também projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No Sim à Vida são acolhidas 1350 pessoas diretamente, com atenção direta a 450 crianças, sendo 210 delas em escolas, em vivências quinzenais, e 240 delas em atendimentos diários em quatro núcleos: Marrocos, Bom Jardim e Siqueira, em Fortaleza; e Horto, em Maracanaú.

A expectativa do MSMC é poder colaborar com a formação de multiplicadores da Abordagem Sistêmica Comunitária para ações de prevenção às drogas em instâncias educacionais, de assistência social e de Saúde, do Ceará.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.