As crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo no Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Movimento Saúde Mental Comunitária e a ONG Edisca. O espetáculo da Edisca, “Jangurussu”, faz uma leitura cênica da situação dos catadores do lixão com mesmo nome, em Fortaleza.

As crianças do Bom Jardim e do Marrocos ficaram encantadas o espetáculo da Edisca, sobretudo, com a dança, e com os figurinos usados pelo balé. Esse encantamento pode ser resumido na frase do Anderson, garoto do Bom Jardim: “Gostei muito, foi muito lindo”.

Essa apreciação da coreografia, dos ritmos e da musicalidade faz parte do eixo da Abordagem Sistêmica Comunitária que estimula as múltiplas inteligências, despertando novas potencialidade nas crianças e adolescentes. Isso fortalece a autoestima e as afasta da possibilidade de entrar em contato com as drogas.

O espetáculo Jangurussu

O Balé Jangurussu foi criado em 1995 pela coreógrafa e diretora geral da Edisca, Dora Andrade. Após uma visita ao antigo aterro sanitário de Fortaleza, no bairro do Jangurussu, a coreógrafa ficou muito sensibilizada em ver centenas de famílias catando do lixo as suas sobrevivências. Crianças disputando com urubus pedaços de alimentos em decomposição, mães amamentando bebês sentadas nas montanhas de lixo, e homens duelando pelo domínio da melhor parte dos dejetos.

Foi assim que surgiu a ideia do Balé Jangurussu, vencedor do prêmio Funarte de melhor coreografia de 1996 e espetáculo de maior público no Theatro José de Alencar no mesmo ano. No total foram 47.191 espectadores em 70 apresentações em 7 capitais do Brasil. Espetáculo de dança contemporânea de grande beleza plástica e carga dramática, que promove uma verdadeira catarse ao público que invariavelmente aclama com aplausos emocionados.

Foto: reprodução

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.