O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) iniciou nesta quarta-feira, 16 de novembro, as atividades da Escola de Gastronomia Autossustentável com o curso Gastronomia da Biodiversidade. A iniciativa é uma parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), por meio do Programa Formadores Locais Grande Bom Jardim. Entre os participantes do curso, estão usuários do Caps.

A formação foi iniciada pela professora Eveline de Alencar, do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A UFC, parceira do MSMC nessa ação, integra a Escola de Gastronomia Autossustentável como um projeto de extensão.

Natália Martins, coordenadora do MSMC, deu as boas vindas à turma de futuros cozinheiros e cozinheiras do Bom Jardim. A coordenadora do Sim à Vida, Balbina Lucas, também participou da acolhida.

A turma de formandos é constituída por pessoas da comunidade, incluindo usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Comunitário. Além disso, participam familiares das crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida e do Grupo de Autoestima do MSMC.

A previsão é de qualificar 20 novos profissionais (entre eles usuários do Caps),  em gastronomia de biodiversidade. Este primeiro curso é de 30 horas com atividades teóricas e práticas. A partir do início de 2017, serão formatados novos cursos de maior intensidade.

Metodologia e currículo
    • Módulo I – Conteúdo Introdutório: Biodiversidade Nordestina. 3 h/aula.
    • Módulo II – Higiene e Cuidados na Manipulação dos Alimentos, Racionalização do Trabalho e Segurança na Cozinha. 11 h/aula.
    • Módulo III – Gastronomia da Biodiversidade. 16 h/aula.

 

Duração: Gastronomia da Biodiversidade – Aulas de 16 a 29 de Novembro de 2016, no horário de 8h às 12h.
Local: Escola de Gastronomia (Anexo à Casa AME). Rua Dr. Fernando Augusto, 980. Bom Jardim. Fortaleza. Ceará.

Sobre a Escola de Gastronomia Autossustentável

A Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), qualificada como projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma ação do MSMC em parceria com o curso de Gastronomia da UFC.

A escola integra a tecnologia social de múltiplo impacto denominada Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo MSMC com a finalidade de promover o equilíbrio biopsicossocioespiritual das pessoas.

Para a EGA foi construída uma cozinha equipada com fogões, freezers, coifas, bancadas e demais equipamentos, de acordo com recomendações da UFC e da Vigilância Sanitária. Atende a padrões arquitetônicos de acessibilidade.

A escola vai ofertar oficinas e cursos temáticos de gastronomia para as comunidades do Grande Bom Jardim, a serem ministradas por graduandos do Curso de Gastronomia da UFC como atividades complementares supervisionadas.

Os facilitadores têm a supervisão da professora Eveline de Alencar, coordenadora do Programa de Gastronomia Social da UFC.

A formação resgata memórias gastronômicas locais, valorizando a cozinha da terra, incluindo práticas de ecofilia – relação de amizade com a natureza – e permacultura, com a integração da horta comunitária sintrópica.

Os formandos, jovens e adultos, serão estimulados a ingressarem no mercado de trabalho, seja através de ingresso em empresas do ramo gastronômico ou através de atividades de empreendedorismo e geração de renda.

Essa é uma das dimensões da Abordagem Sistêmica Comunitária que visa fortalecer os determinantes sociais da saúde, contribuindo para a superação da pobreza no território do Bom Jardim.

O MSMC é detentor de larga experiência em formação profissionalizante, a exemplo do programa Jovem Aprendiz e de parcerias com instituições como o Senac. Além das formações em audiovisual, artes visuais e música, promovidas nas oficinas da Casa AME.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.