Os profissionais do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) participaram de uma formação em “regeneração celular”. Trata-se de uma metodologia criada por René Mey, voltada principalmente para o alívio de mal estar físico e emocional. A massagem, orientada pelo amor, estimula o sistema nervoso.

A técnica é focada na entrega de amor no sistema nervoso central da pessoa ou do animal por meio de toques e massagens. Também pode ser direcionada a vegetais. Ao completar três mil aplicações, o terapeuta deve comunicar ao Instituto René Mey e a partir daí estará habilitado a repassar o ensinamento para outras pessoas.

O curso gratuito, para os profissionais do MSMC, foi facilitado por Romina Moya Diaz, terapeuta chilena, coordenadora da Fundação René Mey no Chile e no Brasil. Também estiveram presentes Neleen e Yeroshuá. A formação aconteceu na palhoça do MSMC, no Bom Jardim, em Fortaleza.

A regeneração celular requer do terapeuta humildade e entrega. Em humanos, é necessário perguntar se a pessoa em que se pretende aplicar a massagem, aceita receber o cuidado terapêutico. A terapia deve ser oferecida gratuitamente.

A equipe do Sim à Vida – ação de prevenção às drogas e melhoria do acesso aos serviços sociais de saúde -, co-financiada por CBM International e União Europeia participou da formação.

O acolhimento a métodos holísticos é uma perspectiva da Abordagem Sistêmica Comunitária, desenvolvida pelo MSMC.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.