O Carnaval da saúde mental dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim e demais serviços da Abordagem Sistêmica Comunitária do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), circulou ontem à tarde, 15 de fevereiro, pelas ruas do bairro. A animação tomou contou das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que sambaram e levaram alegria para os moradores.

Essa é a 12ª edição do CarnaCaps, que contou com as parcerias do Maracatu Nação Bom Jardim e da Fundação Silvestre Gomes, que organiza o bloco Doido é Tu. Usuários do MSMC também participam do bloco que já foi campeão por quatro vezes do carnaval oficial da Prefeitura de Fortaleza.

Os portadores de transtornos psiquiátricos acolhidos na Residência Terapêutica também participaram. Crianças e adolescentes do projeto de prevenção às drogas, realizado pelo MSMC e Christoffel-Blindenmission (CBM International) com co-financiamento da União Europeia, participaram da alegria que envolveu usuários e comunidade.

O carnaval da saúde mental contribui para a superação de preconceitos contra pessoas que padecem de doenças mentais. Além disso, o vento ajuda a fortalecer os laços familiares e comunitários. Essas pessoas começam a ser vistas com um olhar mais acolhedor e fraterno pela comunidade.

A Abordagem Sistêmica Comunitária desenvolve ações que integram saberes milenares, conhecimentos científicos e populares. O incentivo às manifestações culturais são formas de envolver a comunidade no processo de acolhimento e cuidado das pessoas em tratamento psicológico e psiquiátrico.

O CAPS Comunitário, a Residência Terapêutica e o sistema de cuidados socioterapêuticos do MSMC tem um convênio de cogestão com a Secretaria de Saúde de Fortaleza para a manutenção desses serviços.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.