Duas novas turmas de formação profissional em corte e costura estão em andamento no Bom Jardim. As novas costureiras são mulheres das comunidades acolhidas pelo projeto Sim à Vida de prevenção às drogas e melhor acesso aos serviços sociais de saúde. A ação é realizada pelo Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e co-financiado pela CBM Internacional e União Europeia.

Já foram qualificadas 41 profissionais em confecção de roupas. As turmas atuais vão formar mais 40 mulheres. Essa ação de profissionalização visa a inclusão das novas costureiras no mercado profissional. Na sequência, elas receberão orientação em empreendedorismo.

O curso para novas costureiras, ministrado pela professora Liduína Santos, teve início em março e será encerrado em maio. O programa prevê a formação de 90 pessoas das comunidades Bom Jardim, Marrocos, Siqueira e Horto em modelagem, corte, costura e customização.

Sobre o Sim à Vida

O projeto Sim à Vida atende diretamente 450 crianças em localidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e envolve seus familiares, totalizando 1350 pessoas. As crianças têm sua autoestima fortalecida e os familiares desenvolvem conhecimentos de autogestão familiar, comunitária e profissional.

O Sim à Vida já vinha sendo desenvolvido desde 1998 pelo MSMC, sendo projeto de Extensão da UFC, agora é ampliado e tem recursos assegurados para quatro anos. O principal objetivo do projeto é prevenir crianças e adolescentes contra o uso de drogas em quatro áreas de risco social em Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e contribuir para melhorar o acesso aos Serviços Sociais de Saúde.

A ação também integra a rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E realiza diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.