O Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) qualificou 60 novos terapeutas comunitários. Entre os novos profissionais estão agentes de saúde, médicas, enfermeiras, educadores, assistentes sociais, outros servidores da Prefeitura de Cruz e lideranças das comunidades da região do Vale do Acaraú, no Ceará.

Neste fim de semana, sábado, 21, na cidade de Cruz, foi realizada intervisão, avaliação e confraternização, com entrega de certificados a 33 terapeutas que já concluíram as rodas de terapia. Os demais estarão realizando suas respectivas rodas terapêuticas para concluir o módulo de atividades práticas.

A intervisão e a entrega de certificados aos novos terapeutas comunitários contou com a facilitação de Ana Paula Fernandes, Natália Martins e do padre Rino Bonvini, da equipe de formação do MSMC.

A formação oferece a modalidade de terapia estabelecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNIC), incluída no Sistema Único de Saúde. Trata-se de uma técnica que identifica e valoriza as demandas da comunidade, e pode ser exercida por qualquer pessoa que realize a qualificação completa.

O curso tem duração de 240h/aulas com aulas dialogadas, rodas de terapia e intervisões. O quadro de professores é composto por uma equipe multidisciplinar.

A Terapia Comunitária é desenvolvida no MSMC desde sua fundação, em 1996, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. A partir de 2004, o Movimento se tornou um Pólo de Formação em Terapia Comunitária, sendo membro da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom).

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará é parceira do MSMC em ações de formação técnica, entre elas a Abordagem Sistêmica Comunitária e a Terapia Comunitária.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.