Neste 26 de junho, Gerson Pacheco, Diretor Nacional do ChildFund Brasil e membros da equipe da organização, reuniram-se com o padre Rino Bonvini, profissionais do Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC) e consultores da empresa Dialogus Consultoria em Responsabilidade Social. O encontro da Child Fund e MSMC tem como objetivo qualificar aspectos da sistematização da tecnologia social desenvolvida pelo Movimento.

Em uma parceria com a Child Fund Brasil, iniciada em 2017, o MSMC está sistematizando a metodologia da Abordagem Sistêmica Comunitária. A meta é consolidar a tecnologia social do MSMC e replicá-la em outros países. O ChildFund tem atuação em mais de 60 países.

No encontro, ficou acertada a realização de um trabalho conjunto envolvendo a tecnologia social do MSMC com a tecnologia Casinha de Cultura – Um espaço de encontro e convivência para a família. Essa ação está sendo sistematizada pela Child Fund Brasil.

O trabalho conjunto resultará na elaboração de um documento reunindo as duas metodologias, que deverá ser apresentado em um workshop, no mês de setembro. A ideia é ter a presença de um expert que contribuirá para a finalização do processo de sistematização sociotecnológico.

A tecnologia social do MSMC têm 22 anos de desenvolvimento. Acolhe, escuta e promove o desenvolvimento das potencialidades individuais e comunitárias. Tem foco no alcance do equilíbrio biopsicossocioespiritual. Promove a saúde e processos de empoderamento e protagonismo em territórios empobrecidos com baixos indicadores sociais.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.