Entre os dias 21 e 24 de agosto de 2019, o Movimento Saúde Mental participou do 19º WPA – Congresso Mundial de Psiquiatria, em Lisboa, Portugal. O Movimento foi representado pelo pe. Rino Bonvini, presidente da instituição.

Rino apresentou no congresso o trabalho desenvolvido no Bom Jardim, bairro da periferia de Fortaleza, a partir da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a tecnologia social do Movimento.

Na mesa sobre Abordagens Socioculturais no Tratamento das Doenças Mentais o padre, que também é psiquiatra, discorreu a partir do tema, “Abordagem Sistêmica Comunitária: uma metodologia multidisciplinar para fortalecer as comunidades, abordando as dimensões biopsicossocioespirituais dos indivíduos”.

Do Bom Jardim para o mundo

“Da periferia de um bairro considerado excluído, pobre e sem cultura surgiu uma metodologia socioterapêutica que está sendo referência no mundo inteiro”, comentou Rino.

O psiquiatra apresentou a ASC junto com outra experiência do Brasil, Moçambique e Itália. Na oportunidade, foi feito um primeiro contato com o Ministério da Saúde de Moçambique e também da Angola. “No nosso planeamento estratégico temos a meta de expansão da ASC na África, e esse foi um passo importante para realizar esse sonho”, partilhou padre Rino.

“A acolhida no Congresso Mundial de Psiquiatria foi extremamente positiva. Uma espécie de surpresa que do Brasil, do Bom Jardim, tenha saído essa metodologia que pode ajudar em outros cantos no mundo, assim como já aconteceu na Bolívia, no Peru, Paraguai…”, reitera.

Bonvini lembra a importância desse momento para o Movimento ao citar que esse espaço representa a tomada de consciência de que o trabalho tem valor, além da percepção de que A ASC pode se expandir e ser partilhada nesse contexto de periferia, de pobreza e de extrema necessidade.

“É uma espécie de confirmação da nossa atuação: estamos prontos para ir além! Para o Movimento a possibilidade de ter participado desse congresso, de ter sido avaliado e apreciado, além da articulação, confirma o valor da nossa experiência”, comenta Rino.

XLI Jornada Cearense de Psiquiatria

A XLI Jornada Cearense de Psiquiatria, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro de 2019, em Fortaleza, tem como tema: Desafios diante da Nova Política de Saúde Mental. O padre Rino Bonvini foi o conferencista de abertura do evento.

O psiquiatra acredita que a participação nesse espaço é outro sinal de consideração do trabalho do Movimento, além de ser uma oportunidade para propor a metodologia socioterapêutica da entidade.

“Esse é um momento sociopolítico difícil da história do nosso país, que está vivenciando um retrocesso na saúde mental e uma tentativa de trazer de volta metodologias baseadas na doença e baseadas na abordagem biomédica. Essas abordagens não enxergam o valor da pessoa e o valor das terapias alternativas”, lamenta Bonvini.

Rino lembra que a Abordagem Sistêmica Comunitária acolhe a pessoa na sua integralidade biopsicossocioespiritual. Ela não se limita só a questão neurofisiológica, mas integra, sobretudo, o contexto sociopolítico a partir do ponto de vista dos mais pobres, abandonados e excluídos.

Para Bonvini, a participação do Movimento nesses espaços é uma maneira de “dizer que o retrocesso não é aceitável”.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.