Rute Morais, de 22 anos, é Indígena de etnia Anacé e residente na Reserva Indígena Taba Dos Anacés em Caucaia, Ceará. A estudante se formou em Ciências Sociais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – e foi a primeira Indígena a se formar na UFRB.  

Recentemente, Rute foi aprovada no processo seletivo para dois mestrados da Universidade de Salamanca (USAL). Onde irá realizar sua formação em Antropologia Social e estudo latino-americanos, também como primeira indígena selecionada. A USAL é uma instituição de ensino superior pública, situada na cidade de Salamanca, na Espanha. Se trata da universidade mais antiga daquele país e a quarta fundada na Europa.  

Pois é. Rute Morais, além de guerreira, é brilhante!  

O tema escolhido para sua monografia foi: “Tabas, Roças e Lugares de Encantos: Construção e Reconstrução Anacé em Matões Caucaia – Ceará”. Seu trabalho inclui relatos das famílias sobre todo o processo de adaptação em outra aldeia. Conta também com seu seu relato pessoal, uma vez que Rute esteve entre as famílias que precisaram enfrentar os desafios de remoção e reconstrução em um novo lugar, a Aldeia Matões. 

O Projeto “Juventude Indígena Realizando Sonhos”, em parceria com o Movimento de Saúde Mental, contribuiu para que Rute permanecesse na faculdade até sua conclusão e garantisse seu o diploma.  

Rute afirma que o Movimento Saúde Mental desempenha um papel muito importante para a comunidade indígena Anacé e Pitaguary, além da comunidade Bom Jardim. Seu trabalho pluralizado, auxilia não só em questões financeiras, como também espirituais e mentais.  

A estudante ainda não possui uma bolsa garantida, por isso, pretende fazer uma vaquinha online que a ajudará a arcar com os custos de hospedagem, alimentação e permanência na universidade, além disso, conta com a ajuda do projeto e espera manter o vínculo durante todo processo do seu mestrado!  

 

#OMovimentoNaoPara 

 

Por: Jéssica Silva