A Prefeitura de Maracanaú e o Movimento Saúde Mental reuniram-se para planejar ações conjuntas, na Casa Ame (Arte, Música e Espetáculo) do MSM, no Bom Jardim, no dia 7/12/2021. O planejamento foi encaminhado após reunião do padre Rino Bonvini com o prefeito Roberto Pessoa, realizada na sexta-feira passada.

As primeiras ações conjuntas projetam a instalação de núcleos do Programa Sim à Vida para fortalecimento da autoestima e desenvolvimento das inteligências múltiplas de crianças e adolescentes, no bairro Horto e na aldeia Santo Antônio Pitaguary.

Também está sendo planejada uma formação em Abordagem Sistêmica Comunitária para profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social de Maracanaú.

Outras ações, de uma parceria em construção, são: formação em língua tupi nas aldeias Pitaguary, segurança alimentar, educação ambiental e inclusão da etnopsiquiatria e etnopsicologia nos Centros de Atenção Psicossocial Geral e Infantil daquele município, possibilitando atendimentos integrados itinerantes nas aldeias Pitaguary.

Há ainda a previsão de ações profissionalizantes envolvendo lavanderias e serviços de gastronomia, com base na expertise da Escola de Gastronomia Autossustentável do MSM, integrada ao Programa Gastronomia Social da UFC.

Na reunião de trabalho, participaram as secretárias de Saúde de Maracanaú, Socorro Norjosa; de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas, Lívia Vieira, e a secretária executiva da Assistência Social e Cidadania, Glauciane Oliveira.

Também integraram o planejamento as assessoras técnicas da Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas, Aline Vieira e Mara Pitaguary, e a diretora da Atenção Secundária da Saúde de Maracanaú, Roseane Monteiro.

A equipe do Movimento Saúde Mental no planejamento contou com o padre Rino Bonvini, presidente; Natália Martins, diretora de sustentabilidade; Elizeu Sousa, advocacy, e Wastiney Viana, coordenador financeiro.

No dia 22 de dezembro, as equipes técnicas da Prefeitura de Maracanaú e MSM se reunirão para preparar planos de trabalho e dar outros encaminhamentos.

Equipe da Prefeitura de Maracanaú degusta alimentos produzidos no Giardino Buffet, da Escola de Gastronomia Autossustentável do MSM.