Nesta quInta-feira, 10/3, o Movimento Saúde Mental inaugurou o Giardino Buffet, um negócio social que oferece trabalho para mulheres do Bom Jardim, na periferia de Fortaleza. O serviço do buffet tem os lucros revertidos para as ações do Movimento.

Compareceram à inauguração o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, o vereador Guilherme Sampaio, representando a Câmara Municipal.

Também estiveram na inauguração empresários e empreendedores de Fortaleza, entre eles Weima Bezerra, Edson Queiroz Neto e Demócrito Dummar Filho. O presidente do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) Stelio Gama Lyra Júnior e sua esposa Jacqueline Esmeraldo participaram da inauguração.

O padre Rino Bonvini, presidente do Movimento, faz um breve resumo: “O Giardino é o buffet que vem como experiência complementar da Escola de Gastronomia Autossustentável, que em parceria com a UFC forma mulheres e homens da comunidade, mas preferencialmente mulheres, e que oferece essa oportunidade através do curso de gastronomia e terapia. E trabalha várias dimensões do ser humano e também capacita para a profissionalização”.

Rino disse que esta ação é parte da Abordagem Sistêmica Comunitária, a tecnologia socioterapêutica de múltiplo impacto desenvolvida ao largo da existência de 26 anos do Movimento Saúde Mental, já reconhecida no Brasil e no exterior por sua eficiência e inovação.

A empreendedora Ticiana Rolim, presidente da organização Somos Um, que acompanhou o planejamento e fez a aceleração deste negócio social do Movimento Saúde Mental destacou a velocidade com que o Guardino Buffet começou a funcionar, evidenciando a competência da Natália Martins responsável pelo projeto.

“Depois de oito meses de aceleração, estamos aqui no Giardino Buffet, no Grande Bom Jardim, impactando a vida de muitas mulheres e é isso que a gente faz: mudar o mundo através dos negócios. Porque a gente sabe que o sistema econômico precisa se reinventar para a gente continuar sobrevivendo, e as mulheres do Bom Jardim estão aqui provando que isso é possível”, diz Ticiana.

A Universidade Federal do Ceará se fez presente por meio da coordenadora de Extensão do Campus do Benfica, Lara Capelo, da coordenadora do Curso de Gastronomia, Alessandra Pinheiro, dos professores Sandro Gouveia, Mattu Macedo e Eveline Alencar e das servidoras Vila Matos e Kelvia Mayara.

A professora Lara Capelo destaca as ações de extensão da UFC no Bom Jardim: “Nós temos uma média de 30 ações de extensão que atuam de maneira direta ou indireta no Bom Jardim. E o Giardino, além de ser uma iniciativa do Movimento de Saúde Mental, é também do Gastronomia Social, que é uma grande ação de extensão que atua diretamente com essa comunidade e com essas mulheres”.

A professora Eveline após reconstituir a trajetória da Escola de Gastronomia Autossustentável, iniciada em 2016, com o seu acompanhamento por meio do Programa Gastronomia Social, destacou que “ninguém faz nada sozinho, então conseguimos montar a EGA (Escola de Gastronomia Autossustentável).”

Emocionada, Eveline afirma: “Quero aproveitar o momento e dizer que fico parecendo aquela mãezona que fica babando, dizendo ‘olha só que lindo, né?’ E dizer que aquela mulher participou do curso, a gente disse que ela podia e que ela está aqui hoje nesse buffet, que está empoderando, sim! Mulheres, realmente estão mostrando que são capazes!”

A professora Alessandra Pinheiro, participante da história do Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento, expressa seu sentimento de alegria com o desempenho da equipe e integração da comunidade.

“É uma felicidade muito grande compartilhar essa inauguração, já que a gente já vem trabalhando aqui. Antes de ser coordenadora do curso [de gastronomia] eu já participava do Gastronomia Social e tive um projeto que funcionou junto ao Gastronomia Social e vi muitas vezes acontecer os cursos nessa cozinha. Ver o projeto se expandir é muito bom, ver que a própria comunidade se integrou também nesse projeto e entender que a Natália e o Padre Rino têm todo um cuidado com essa população que tem aqui, é uma gratificação muito grande nesse momento”, descreve Alessandra.

O empresário Weima Bezerra, parceiro da instituição há 18 anos, comenta sobre a evolução dos trabalhos socioterapêuticos e de inclusão socioeconômica desenvolvidos pelo Movimento. Weima, dono da RB distribuidora, apoia com recursos financeiros, o Programa Jovem Aprendiz do Movimento desde a sua implementação.

“Para mim é um orgulho imenso, com até um pouco de emoção, porque a gente já acompanha e apoia desde 2004 todo o Movimento, junto com o padre Rino. Assistimos à evolução de tudo, até quando começou a construção dessa cozinha mais recente. E ver esse projeto se materializar e chegar a dar voos como esse do Buffet me deixa muito orgulhoso e feliz! Tenho certeza que terão outros voos maiores que o projeto vai alcançar”, comentar Weima.

Weima ainda lembra que: “Desde o começo, antes de se falar abertamente no mercado sobre impacto, tudo o que o Rino sempre fez foi pensando em impacto, sempre foi pensando em impactos largos e não só em impactos sozinhos: da criança, da mãe, do pai alcóolatra, da ressocialização de mulheres, da sustentabilidade. Estou muito orgulhoso e feliz em poder participar”.

O vice-prefeito, Élcio Batista, destacou o protagonismo das mulheres do Bom Jardim e lembrou também a importância da gastronomia como polo de serviços de inclusão na cidade de Fortaleza. Sobre a contratação do Giardino pelo executivo do município, Élcio disse acreditar que os editais da Prefeitura são uma oportunidade para esse negócio social conquistar seu espaço.

O vereador Guilherme Sampaio disse que o Movimento é como o professor que ao olhar para um aluno enxerga e aposta em seu potencial, assim tem sido com a oportunidade construída pelas próprias mulheres do Bom Jardim, inseridas nesse processo de transformação de suas vidas.

Outros apoiadores do Giardino Buffet que estiveram presentes: Roseane Duarte, Solange Veras, Michele Ribeiro, Morgana Gradvohl, e representantes de Jeritza Gurgel e de Marcia Travessoni.

O coquetel de inauguração foi comandado pela chef Geórgia Goiana e equipe: Flávia Pinho, Karine Lopes, Nágela Florys, Micaele Nunes, Vanessa Queiroz e Monalisa Souza.

O Giardino já vem oferecendo seus serviços profissionais desde o mês de novembro para empresas e eventos familiares. O cardápio reúne pratos regionais e requintado menu com pratos da gastronomia de outros países.

Redação: Elizeu Sousa e Rayssa da Costa

Fotos: Beatriz Bley (evento) e Yago Medina (menu)