Hoje, (29/4), o Movimento Saúde Mental (MSM) promove o Simpósio de Direitos Humanos e Saúde Mental dos povos indígenas, com o tema “Saúde é um direito de todos e para todos”. A programação prevê atividades entre 8h30 e 17h30, na Palhoça Terapêutica (R. Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim, Fortaleza, Ceará).

No  encerramento, celebração ecumênica, em homenagem ao líder indígena Benício Pitaguary e a ex-voluntária do MSM Maria de Lourdes, que faleceram no mês de março.

Veja vídeo

A abertura do evento será realizada com o ritual indígena Toré e apresentação cultural do cantor e músico Tony Sousa. Durante o Simpósio, serão realizadas mesas redondas com os temas “A Importância do cuidado à saúde mental dos povos indígenas” e “Vozes indígenas: Direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao território”.

Entre os convidados do evento, estarão: o padre Rino Bonvini, Pajé Barbosa, Rosa Pitaguary, Rute Anacé, Vitória Pitaguary, psicólogo e professor Jesus Dias, Neto Pitaguary – presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Ceará – e Natália Martins, psicóloga e diretora de sustentabilidade do MSM.

Além das mesas, serão realizadas oficinas de artesanato e pintura corporal, mostra de artes e apresentação de flauta com alunas da Casa AME do Movimento Saúde Mental, que também são acolhidas pelo projeto Sim à Vida.

Entre 8h e 12h, os psicólogos do Movimento realizarão plantão psicológico para os participantes do evento e moradores da comunidade do Bom Jardim.

Contatos: Ivan Nogueira 85 9 9926 9486 zap

Elizeu Sousa: 85 9 99899012

 

Serviço

Local: Palhoça do Movimento Saúde Mental, na rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim

Data: Dia 29 de abril de 2022

Horário: 8h30 às 17h30

Programação

29/04 – Sexta-feira

• 8h30 – Ritual de Abertura – Toré

• 9h00 – Abertura e apresentação cultural com Tony Sousa

• 10h30 – Mesa Redonda: “ A Importância do cuidado a saúde mental dos povos indígenas” Convidados confirmados: Ottorino Bonvinni, Neto Pitaguary, Natalia Martins, Pajé Barbosa, Jésus Dias

• 14h – Apresentação do Grupo de Flautas – Marrocos

• 14h:30 – Mesa redonda: “Vozes indígenas: Direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao território.” Convidadas confirmadas: Vitória Pitaguary, Rosa Pitaguary e Rute Anacé

• 16h – Celebração Ecumênica em homenagem a Benício Pitaguary e Maria de Lourdes

• 9h as 16h – Iº Mostra de Arte Indígena, no salão Benício Pitaguary

• Oficinas de Artesanato

• Mostra de artes

• Pintura Corporal Local: Ateliê – Mário Bonvini

 

8h às 12h: Escuta em Movimento (Plantão Psicológico) para os participantes indígenas do evento e comunidade.

Leia mais em:

Mulheres indígenas falam de direitos, saúde, cultura e luta por território

Padre Rino destaca o ato de “servir ao outro” no Simpósio de Direitos Humanos e Saúde Mental dos povos indígenas

Música, toré, arte, pintura e celebração ecumênica foram destaque no Simpósio dos povos indígenas na Palhoça Terapêutica