O Sarau “Arte é Vida e Antimanicomial” reuniu usuários e profissionais do Movimento Saúde Mental (MSM) e do Caps Comunitário do Bom Jardim. O evento apresentou discussões sobre a luta antimanicomial e manifestações artísticas como música, poesia e pintura.

O sarau foi realizado pela Casa AME- Arte, Música e Espetáculo– do MSM, em cogestão com o CAPS Comunitário do Bom Jardim, no dia 20 de maio, na Palhoça do MSM. 

Ali, mais uma fez, foi celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que tem como referência 18 de maio. Foi naquele dia de maio de 1987, que  foi proposta uma reforma ao sistema psiquiátrico brasileiro , reunindo usuários e profissionais de saúde mental. 

Teatro e outras manifestações

Durante a manhã do dia 20/5/2022, profissionais e usuários do Movimento e do CAPS realizaram apresentações de dança, teatro, poesia, música, flauta, pintura e artesanato com papel.

Ao redor da palhoça terapêutica, foram expostas obras de arte produzidas nos grupos terapêuticos do Movimento Saúde Mental.

O evento foi iniciado com uma intervenção teatral, encenada pelo psicólogo Marcos Calixto, o coordenador da Casa AME Ivan Nogueira, a gestora do CAPS Ana Cristina e o voluntário do MSM Erick Maciel. Com a peça, foi trazido ao debate o questionamento: “Quais são os seus manicômios?”.

O Sarau também contou com apresentação do cantor Sávio Leão, do poeta Reginaldo Figueiredo, da poetisa Rita Carvalho e do psicólogo e músico Abnadab Martins.

As crianças do Sim à Vida participaram do evento com pinturas no papel e em peças de gesso. O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.

Representantes da Regional V e da Coordenadoria Regional de Saúde (Cores) também estiveram presentes no evento e contribuíram com a roda de conversa sobre a luta antimanicomial.

 

Outras edições do Sarau 

O coordenador da Casa AME e psicólogo, Ivan Nogueira, adianta que serão realizadas outras edições do Sarau e de outros eventos culturais, em parceria com instituições de saúde da prefeitura de Fortaleza.

Ele conta que o Sarau Antimanicomial é a realização de um sonho: “Foi fantástico ver a Palhoça lotada, atingindo todos os públicos, da criança ao adulto, e principalmente, ver os usuários aqui participando”. 

Ana Cristina, gestora do CAPS Comunitário do Bom Jardim, destaca a necessidade do Sarau para os profissionais e para os usuários. 

Ela explica: “A gente não sabe só marcar consulta e ver receita médica, a gente sabe fazer muito mais. Isso o que foi feito é arte, saúde, amor e cuidado”. Cristina destaca que o tratamento feito com medicação e acompanhamento profissional são elementos necessários, e que devem ser combinados com o estímulo às expressões artísticas.

 

Cogestão entre o Movimento e o CAPS

Desde o ano de 2005, o MSM desenvolve a cogestão do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Comunitário do Bom Jardim, instalado em um prédio da instituição. E desde 2011, realiza, também, a cogestão da Residência Terapêutica da Regional V, além do conjunto de socioterapias e cuidados complementares oferecidos aos usuários da Saúde Mental na região.

Os dois serviços de cogestão são integrados à Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a tecnologia socioterapêutica do MSM.

A ASC reúne acolhimento, escuta e cuidados com técnicas terapêuticas individuais e grupais denominadas práticas integrativas complementares.

Prefeitura destaca evento em site oficial.

Redação: Rayssa da Costa/ Elizeu Sousa

Fotos: Yago Medina