A Chef de Cozinha do Giardino Buffet, Geórgia Goiana, foi aprovada para o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 11 de julho.

No mestrado, os estudos da bacharela agora seguirão a linha de pesquisa “Tecnologia e Inovação Gastronômica”. Sobre essa área, Geórgia afirma: “me desafia e eu amo desafios!”.

Também neste mês, Geórgia Goiana recebeu a segunda maior distinção acadêmica: Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, em latim). Além de Geórgia, somente outras três pessoas que também se formaram em Gastronomia na UFC em 2021 receberam o mesmo reconhecimento.

A chef explica que a sua experiência como chef no Giardino Buffet a impulsiona a “querer para outras mulheres” o que hoje tem vivido e experimentado.

O Giardino Buffet é um negócio de impacto social do Movimento Saúde Mental (MSM) que contribui para a geração de renda e o empoderamento das profissionais, que são mulheres em sua maioria. O lucro do buffet móvel é usado para dar sustentabilidade a outras ações do MSM. 

 

A seguir, confira a entrevista com a chef Geórgia Goiana

 

Repórter MSM:  Geórgia, me conta mais sobre a sua história na Gastronomia. Quais são suas primeiras lembranças na cozinha?

Geórgia Goiana: A gastronomia sempre esteve presente na minha vida, mesmo que indiretamente. Sou filha de uma cozinheira maravilhosa,  que era conhecida por seus pratos (principalmente os doces regionais ). Minhas lembranças mais fortes vêm da história dos pratos feitos por ela e que tinha todo um contexto histórico e cultural. Sempre ligado a sua vida difícil do interior, da memória afetiva que tinha dos pratos aprendidos anteriormente com minha avó Luísa

Repórter MSM: Quando você decidiu seguir nessa área profissionalmente?

Geórgia Goiana: Em 2016, eu resolvi ressignificar algumas coisas na minha vida e uma delas foi estudar mais sobre alimentos. Descobri o curso de gastronomia na Universidade Federal do Ceará, fiz a seleção pelo SISU e consegui ingressar no bacharelado em gastronomia em 2017. Assim que ingressei no curso minha mãe faleceu. E numa de suas últimas noites no hospital ela me disse para não desistir do que eu tanto queria. Era hora de ser feliz com minha nova escolha

Repórter MSM: Quando você entrou na Universidade, quais foram os principais desafios e motivações?

Geórgia Goiana: Vários desafios. Já não era mais tão “garotinha” para voltar a uma graduação novamente. Já tinha uma profissão sólida. Era pedagoga e professora de ensino fundamental desde 2006. Mas eu sentia uma ligação muito forte da gastronomia em mim. Uma vez, lembro que quando participava de um festival gastronômico na Universidade Federal da Paraíba em 2018, o qual fiquei em 2° lugar na categoria drinks, eu senti algo tão forte, que lembrei das palavras de minha mãe dizendo “é hora de ser feliz!”

Repórter MSM: Quantos anos você tinha quando entrou na Universidade? E qual a mensagem você deixa pra quem está hoje nessa situação de insegurança para iniciar uma nova carreira e realizar os próprios sonhos?

Geórgia Goiana: Tinha 39 anos, hoje tenho 44. A mensagem que deixo é: “É hora de ser feliz!” E se isso custar uma reviravolta na profissão, que seja. Sonhos precisam ser vividos e realizados. Parece tão simples, mas acredite não é ! É preciso ter ousadia para realizar e coragem para encarar o novo. Mas acredite que é sempre “hora de ser feliz” então, prossiga!

Repórter MSM: Como você se sentiu após receber a Magna Cum Laude? 

Geórgia Goiana: Nossa, foi incrível! Me submeti ao processo para receber a distinção, mas não imaginava que receberia. São critérios bem rigorosos para receber essa congratulação. Tenho muitos colegas de curso que são muito, muito bons e que tranquilamente receberiam essa distinção acadêmica. E receber a Magna Cum Laude foi incrível, pois apenas 4 alunos do curso são contemplados

Repórter MSM: Quais são as suas expectativas para o mestrado? Me conta mais um pouco sobre a linha de pesquisa.

Geórgia Goiana: Eu queria muito o mestrado. Ele é a porta que me concede acesso a ir mais longe ainda na gastronomia. Escrevi meu projeto na linha de tecnologia e inovação gastronômica, que é seguida de estudos para a elaboração de um novo produto. Isso me desafia e eu amo desafios!

Repórter MSM: De que forma a sua experiência como Chef no Giardino Buffet contribui para o seu crescimento profissional?

Geórgia Goiana: Ser chef do buffet Giardino, antes de mais nada é um privilégio. Uma mulher à frente de uma cozinha, quando sabemos que é um universo sempre regido e comandado por homens. Uma mulher, negra e periférica a frente de um negócio de impacto social cuja missão é encorajar e empoderar outras mulheres, fazendo-as acreditarem nos seus sonhos, porque vale a pena. Isso me impulsiona e me faz querer para outras mulheres o que hoje tenho vivido e experimentado.

 

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa. Foto: Yago Medina