Mães de crianças e adolescentes acolhidas no projeto Sim à Vida participam de formação profissional, na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA). Junto a outras pessoas da comunidade, elas se preparam para empreender e buscar espaço no mercado de trabalho.

Essa é uma ação da tecnologia socioterapêutica do Movimento Saúde Mental (MSM), a Abordagem Sistêmica Comunitária, visando o fortalecimento socioeconômico das famílias, além dos cuidados terapêuticos oferecidos pelo MSM.

Com o financiamento do Instituto Cooperforte, em junho, foram abertos quatro cursos de Gastronomia e Terapia. São eles: Salgados Comerciais, Doces e Sobremesas para festas, Chocolateria e Confeitaria. 

Bianca Feitosa é uma das mães de crianças acolhidas pelo projeto Sim à Vida que estão inscritas em um dos cursos. Ela está inscrita no curso de confeitaria e conta que está se surpreendendo com os aprendizados na cozinha. Bianca nunca tinha feito um bolo antes do curso e segundo ela, “o primeiro que eu fiz saiu perfeito”.

bolo produzido pelas alunas da ega

Suely Souza de Alencar também é mãe de crianças do Sim à Vida e aluna da EGA. Ela diz que está gostando do curso: “Pra mim é um aprendizado e a gente pode empreender mais tarde”.

O projeto “Gastronomia e Terapia” fortalece a formação profissional de moradores do Grande Bom Jardim, unindo a gastronomia com atividades socioterapêuticas. 

O Movimento Saúde Mental também promove outra ação de gastronomia com as mães de crianças e adolescentes do projeto Sim à Vida, na comunidade do Marrocos. 

Ali, no Espaço Daniel Comboni, quinzenalmente, é realizado um encontro de “Gastronomia Afetiva”. Em cada encontro, as mulheres aprendem novidades culinárias e dialogam sobre as memórias afetivas relacionadas à comida preparada.

O projeto Sim à Vida, que visa o fortalecimento da saúde mental das crianças e adolescentes e a prevenção contra as drogas, recebe fomento da Casa Civil do governo do Estado e apoio do programa Mais Nutrição. Esse projeto é inscrito como extensão no Departamento de Medicina da UFC.

 

Redação: Rayssa da Costa/ Elizeu Sousa. Fotos: Yago Medina