A parceria entre o Movimento Saúde Mental (MSM) e M. Dias Branco capacitou mais 20 pessoas na segunda turma de Salgados Comerciais do projeto “Alimentando Sonhos”. Desta vez, as aulas gratuitas foram realizadas na Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, entre os dias 25 e 29 de julho.

O curso é realizado pela Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental, com o fomento da companhia de alimentos M. Dias Branco, envolvendo organizações da Região Metropolitana de Fortaleza. 

O parceiro que acolheu a segunda turma foi a Comunidade Terapêutica Recuperando Vidas (CTRV), instituição que acolhe homens em situação de rua e/ou em condição de dependência química. Na conclusão do curso, também estava presente o gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Tiago Timbó.

O fundador da CTRV, Diácono Fernandes, explica que além de estimular novos conhecimentos, o curso estimula os alunos a empreender na área da gastronomia, ao fim do tratamento.

“Essa parte do curso foi muito importante porque dá um norte até profissional pros acolhidos que terminam o tratamento e já buscam o mercado de trabalho”, explica. 

Os novos caminhos construídos através de um esforço coletivo, como é o caso do projeto Alimentando Sonhos, fazem parte da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). 

A ASC é a tecnologia socioterapêutica desenvolvida no Movimento Saúde Mental, desde 1996. Nela, esse processo em que os indivíduos constroem novas soluções para os problemas identificados, de forma organizada, é denominado como “autopoiese comunitária”.

Isso se dá porque eles realizam uma comunicação mais produtiva, chamada de “trofolaxe humana”. Ou seja, são construídas novas soluções, através das trocas de saberes, que geram uma constante renovação na pessoa e na comunidade.

Para conhecer esse e outros conceitos que formam a ASC, acesse a nossa cartilha em PDF

Além de integrar a ASC, essas formações de novos empreendedores contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 e 10: trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades. 

Sobre o projeto

Os cursos do projeto Alimentando Sonhos são realizados nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. E a divulgação das inscrições para as próximas turmas será realizada através do perfil no Instagram do Movimento Saúde Mental (MSM).

Até o final do projeto, deverão ser capacitados 220 novos empreendedores, distribuídos em cinco áreas da culinária: Salgados Comerciais; Massas e Molhos; Biscoitos doces e salgados; Bolos Caseiros e Regionais; Pizzas e Calzones.

As aulas são ministradas e monitoradas pelas estudantes de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Paula Girão e Lauana Fontenelle, respectivamente. As universitárias são bolsistas do programa de extensão “Gastronomia Social”, que faz parte da EGA.

A Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento Saúde Mental (MSM) foi fundada em 2016 em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, o programa de extensão da UFC “Gastronomia Social” é quem chancela esta e outras ações da EGA.

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa

Leia também: Com fomento da M. Dias Branco, Movimento forma primeira turma do projeto Alimentando Sonhos