No Movimento Saúde Mental (MSM), o cuidado com a saúde mental pode seguir múltiplos caminhos. Há 26 anos, a instituição promove atividades de cuidado para a promoção do bem viver dos moradores do bairro Bom Jardim, na periferia de Fortaleza.

O MSM trabalha para o equilíbrio biopsicossocioespiritual dos indivíduos e da comunidade, através da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC). Trata-se da metodologia socioterapêutica que nasceu na própria instituição.

Assim, além do atendimento semanal, no último sábado de cada mês, no Escuta em Movimento, psicólogas e psicólogos oferecem escuta psicológica individual, de forma voluntária.

De segunda a sábado, o MSM promove o acolhimento através das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), sejam elas individuais ou coletivas.

Algumas das práticas são: massoterapia, reflexologia, aromaterapia, yoga, biodança, cineterapia, auriculoterapia e Biomagnetismo. Acesse o Menu Terapêutico para conhecer a programação completa.

Essas formas de cuidado unem a diversidade de saberes acadêmicos, indígenas e da tradição popular, complementares  à orientação médica.

O MSM ainda oferta cursos livres na Casa AME – Arte, Música e Espetáculo do MSM: Violão, Teatro, Corte, Modelagem e Costura, Desenho.

E também promove os cursos na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA), como o projeto Gastronomia e Terapia, que oferece capacitações em Salgados Comerciais, Doces e Sobremesas para festas, Chocolateria e Confeitaria.

Os cursos no MSM visam o impacto para além da capacitação, estimulando a autoestima e as múltiplas faces dos participantes.

Serviço

Práticas de Cuidado no Movimento Saúde Mental
Onde: Rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim, Fortaleza
Quando: De segunda a sexta, de 8h às 17h,e sábado de 8h às 12h

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa. Fotos: Yago Medina.