Na periferia de Fortaleza, a gastronomia transforma a vida de mulheres e é fonte de sustentabilidade para ações de cuidado com a comunidade. Esse trabalho é desenvolvido pelo Giardino Buffet, um negócio de impacto social realizado pelo Movimento Saúde Mental (MSM), no bairro Bom Jardim.

Com cardápio personalizado para cada evento, o Giardino Buffet oferece serviços de buffet móvel para festas corporativas e familiares, além do aluguel de peças do acervo. O serviço é oferecido a empresas e a famílias de Fortaleza e Região Metropolitana.
Giardino Buffet é referência em gastronomia social em Fortaleza

A equipe do buffet é formada a partir da interação entre moradoras do Bom Jardim, que são ex-alunas da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do MSM, e as estudantes da UFC, como a chef e mestranda em Tecnologia e Inovação Gastronômica, Geórgia Goiana, e a sous-chef Cynara Carvalho.

O lucro arrecadado com os eventos sustenta as ações de cuidado com a saúde mental na periferia de Fortaleza desenvolvidas pelo MSM, como as práticas terapêuticas individuais e coletivas.

O planejamento do Giardino Buffet tem como fundamento a Autopoiese Comunitária, um dos princípios da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a metodologia socioterapêutica de múltiplo impacto que nasceu no MSM.

A Autopoiese Comunitária é o processo de autogeração, autorregulação e auto-organização do sistema comunitário para a identificação de problemas e os possíveis caminhos até a mudança. 

Assim, mantém as pessoas ativas gerando qualidade de vida para si e para a comunidade.

Para a criação do Giardino Buffet em 2021, por exemplo, os problemas identificados no Grande Bom Jardim foram a pobreza, o desemprego, agravado pela pandemia de Covid-19, e a desigualdade de gênero.

Assim, as estratégias do Giardino Buffet estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 5 – Igualdade de Gênero; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10 – Redução das desigualdades, tendo como base o acolhimento, a escuta e o cuidado.

Desde a idealização do negócio social, o Giardino conta com o impulsionamento da Somos Um, organização liderada por Ticiana Rolim. O serviço conta com a presença da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do programa de extensão Gastronomia Social, coordenado pela professora Eveline Araújo.

Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina/MSM e Fernanda Barroso/OPovo