O Movimento Saúde Mental é baseado no tripé: Acolher, escutar e cuidar, com o objetivo de propiciar autoconhecimento e elevação da autoestima.

Nossos espaços são lugar de diálogo e escuta. Para que essa circularidade seja saudável e constante é necessário haver uma comunicação empática, atenciosa e acolhedora entre os profissionais do MSM e a comunidade beneficiada.

O MSM é formado por voluntários e profissionais que atuam diretamente para promover uma melhor saúde mental para os moradores do Grande Bom Jardim, para isso, é necessário dedicação e treinamento na construção de um diálogo que seja capaz de possibilitar transformações, autoconhecimento e valorização das potencialidades do ser.

Sabendo da importância e impacto positivo que uma comunicação clara pode promover nas relações, o @institutocooperforte que é um dos financiadores de projetos do MSM, como o “Gastronomia e Terapia” realizou em novembro de 2022, um encontro on-line com nossa equipe sobre Comunicação Não-Violenta, que é uma prática que propõe uma melhoria na conexão entre as pessoas a partir de um diálogo que seja capaz de resolver conflitos e que gere benefícios mútuos, saindo de uma lógica de que para uma pessoa conseguir o que quer outra pessoa tem que abrir mão de algo.

Em janeiro deste ano, recebemos o presente da presença de Dominic Barter, que há 25 anos colabora no design de sistemas sociais de diálogo, empatia e parceria que promovam respostas inclusivas, sustentáveis e eficazes às necessidades que temos em comum.

Toda nossa equipe e convidados, participaram do encontro que aconteceu na Casa Ame – Arte, Música e Espetáculo, que é um espaço que faz parte do MSM e promove a arte como forma de expressão e liberdade criativa de forma acessível à todas as faixas etárias.

Radicado no Brasil há 30 anos, Dominic foi precursor de Comunicação Não-Violenta no país e aprendiz e colega durante 18 anos do Dr. Marshall Rosenberg, quem sucedeu como presidente do conselho diretor do Centro internacional de Comunicação Não-Violenta, com sede nos Estados Unidos. É co-fundador da desescola pública Espaço Beta e co-autor do processo de sustentacão comunitária Corresponsibilização Financeira.

Agradecemos a todos que possibilitaram a realização deste valioso encontro que vai promover mais qualidade na comunicação entre nossos profissionais e entre os moradores da comunidade do grande Bom Jardim, um das regiões de Fortaleza com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).