O Movimento Saúde Mental realiza cursos e diferentes capacitações socioterapêuticas visando à formação de novos facilitadores de soluções sustentáveis para as pessoas, suas famílias e comunidades.

Os cursos oferecidos são: Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), Terapia Comunitária Integrativa (TCI), ASC para Prevenção às Drogas, Saúde Mental, Massoterapia, Biomagnetismo, entre outras práticas integrativas de cuidados (PICs).

O Movimento Saúde Mental também realiza a formação denominada “Cuidando do Cuidador”, direcionada para profissionais e lideranças das diversas áreas do setor público e privado. Elabora ainda propostas formativas em diálogo com essas áreas.

Em suas qualificações técnicas, o Movimento sensibiliza as pessoas para perceber sua realidade como um todo sistêmico em que cada um é corresponsável pela evolução pessoal e comunitária.

As formações são realizadas em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.

Desde 2004, o Movimento Saúde Mental é Polo Formador da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom), além disso, iniciou a formação em ASC na Bolívia, em 2012, e continua lá e em outros países da América Latina, como Paraguai e Peru.