Casa AME Dom Franco Masserdotti

A Casa AME – Arte, Música e Espetáculo – Dom Franco Masserdotti acolhe e estimula manifestações artísticas e culturais, fortalecendo o direito à Cultura e pensando o fenômeno da Arte em sua dimensão terapêutica e transformadora. Em 2008, a Casa AME foi classificada como Ponto de Cultura e também como Ponto de Leitura pelo Ministério da Cultura.

Ela é um espaço de desenvolvimento das múltiplas inteligências (cinestésica, pictórica, espacial, intrapessoal) por meio de diversas atividades, tais como oficinas, eventos e práticas de terapêuticas expressivas que se utilizam das expressões artísticas, promovendo o autoconhecimento e uma alternativa ao tratamento de sofrimentos psíquicos e emocionais.

A casa Ame também aponta suas atividades na direção da formação e da pesquisa sobre as abordagens terapêuticas que se focalizam na Arte e na Cultura, como fenômenos que possibilitam o equilíbrio e o bem estar coletivo e individual. A casa acolhe o projeto LabInec, que em parceria com o Instituto Nordeste de Cidadania oferece atividades ligadas ao campo da produção de jogos digitais, aplicativos e robótica para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos.

 

LabInec

O LABInec é resultado de uma parceria entre o Movimento Bom Jardim, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), a BSQ Inova e Sodexo. São oferecidos cursos de Robótica, Jogos Digitais e Criação de Aplicativos para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, com duração de quatro meses.

Baseado na cultura maker, o projeto incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos.

O objetivo do LABInec é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação.

A metodologia de ensino se baseia na busca de soluções de problemas e desafios, através da observação e co-criação. Os jovens também podem contar com acompanhamento pedagógico e psicológico. Ao final da formação, em grupo ou individualmente, os estudantes apresentam um produto.

 

Projeto Jovem Aprendiz