Desde sua fundação, o Movimento Saúde Mental trabalha com práticas de cuidado preventivas e terapêuticas. O serviço do MSM inclui as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) inseridas no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS).

Entre as práticas de cuidados realizadas no MSM estão aquelas trabalhadas em grupo: arteterapia, biodança, constelação familiar, meditação, musicoterapia, terapia comunitária integrativa, terapia da respiração e yoga.

O MSM também realiza práticas de cuidado individuais: acupuntura, aromaterapia, geoterapia, massoterapia, reflexologia, reiki, shantala, shiatsu, terapia de florais, auriculoterapia, banho de ervas, barra de access, fitoterapia, escalda pés, terapia da respiração e biomagnetismo, entre outras.

Além do atendimento ao público externo, o Movimento Saúde Mental desenvolve regularmente com seus colaboradores encontros denominados Cuidando do Cuidador. São momentos de cuidados individuais e coletivos, visando o fortalecimento dos vínculos e o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa.