O Sítio Wopila é um espaço com um Sistema de Produção Agroecológica (SIPA). Ali, são cultivadas hortaliças e ervas medicinais, integradas a um minhocário, criatório de cabras leiteiras, galinhas caipiras e piscicultura.

O cultivo de vegetais é feito sem o uso de agrotóxicos e os animais são tratados com os princípios do manejo orgânico, que visa o desenvolvimento econômico e produtivo que não polui, não destrói o meio ambiente e valoriza o ser humano.

O sítio Wopila integra o programa de autossustentabilidade do Movimento Saúde Mental. A produção é direcionada para os projetos socioterapêuticos e o excedente é comercializado.

Farmácias Vivas – Cultivo de plantas medicinais e elaboração de fitoterápicos, baseado no conhecimento e no uso popular, com acompanhamento científico. O sistema de hortas do Movimento Saúde Mental é qualificado como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, no programa Farmácias Vivas do Horto de Plantas Medicinais Francisco José Abreu Matos.

O Movimento Saúde Mental gera insumos para a produção do elixir de erva cidreira (Lippia alba), que tem função ansiolítica (calmante) e é distribuído nos CAPS. O elixir é produzido no Núcleo de Fitoterápicos (NUFITO) da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

O Movimento Saúde Mental promove a ecofilia – relação de amizade entre o ser humano e a natureza. Vegetais, animais e minerais são indutores da saúde. A relação de amorosidade com elementos da natureza contribui para o equilíbrio biopsicossocioespiritual da pessoa, prevenindo adoecimentos e ajudando na cura de doenças.