1. 1996

    Início das atividades

    Criação do primeiro grupo de autoestima com mulheres. Primeiras atividades de acolhida e escuta e início do curso pré-vestibular.

  2. 1997

    Formação dos primeiros terapeutas comunitários

    Com certificação da Universidade Federal do Ceará, são formados os primeiros terapeutas comunitários pelo professor Adalberto Barreto. Abertura de oito centros de escuta no Grande Bom Jardim.

  3. 1998

    Inauguração da Palhoça Comunitária

    Registro do Estatuto Social do Movimento Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMC). Início do Projeto Sim à Vida, ação de prevenção as drogas com crianças e adolescentes, projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará, coordenado pelo Dr. Mourão Cavalcante. Inauguração da Palhoça Comunitária.

  4. 2000

    Construção do espaço Patativa do Assaré

    Produção do vídeo a “Vida pede passagem”, do Instituto Nosso Chão, que incluiu atividades do MSMC, e foi utilizado nacionalmente na Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Construção do espaço Patativa do Assaré, Siqueira.

  5. 2001

    Ações em defesa das crianças

    O MSMC implementa ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. O padre Rino Bonvini recebe a Comenda de Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza.

  6. 2002

    Inauguração da Casa de Aprendizagem

    O MSMC inicia a acolhida de participantes do Programa de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua. Inauguração da Casa de Aprendizagem padre Ezequiel Ramin e oferta dos primeiros cursos profissionalizantes.

  7. 2004

    Criação da Casa AME

    Início da parceria com a RB Distribuidora e a Ética Gestão e Desenvolvimento para a realização de cursos profissionalizantes. Criação da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) Mons. Franco Masserdotti.

  8. 2005

    Caps Bom Jardim

    É inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim, em uma cogestão do MSMC com a Prefeitura de Fortaleza.

  9. 2006

    Inauguração do Espaço Daniel Comboni

    O MSMC foi incluído na pesquisa do Centro Latinoamericano de Estudos sobre Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Menção honrosa ao MSMC no Prêmio de Inclusão Social da Associação Brasileira de Psiquiatria. Inauguração do espaço Daniel Comboni, na comunidade Marrocos, Bom Jardim.

  10. 2007

    Reconhecimento pela valorização da vida

    Aplicação das atividades socioterapêuticas do MSMC no contexto indígena. O Programa Jovem Aprendiz é instituído no MSMC. Padre Rino Bonvini recebe o Diploma de Mérito pela Valorização da Vida, da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD).

  11. 2008

    Casa AME reconhecida como Ponto de Cultura

    Em julho, a ASC é apresentada em Washington (EUA), na sede da Organização PanAmericana de Saúde (OPAS) e em dezembro do mesmo ano é apresentada em Havana, Cuba, no Fórum Mundial de Saúde Mental Comunitária. Reconhecimento da eficácia do Projeto “Sim à Vida” na prevenção da dependência química e do projeto “Ser Agindo” (grupos de autoestima) como inovação. Ambos recebem menções honrosas do Mentor International Prevention – Awards, assinado pela Rainha da Suécia. Casa AME se torna Ponto de Cultura e Ponto de Leitura do Ministério da Cultura.

  12. 2009

    Reconhecimento da Abordagem Sistêmica Comunitária

    A Abordagem Sistêmica Comunitária é reconhecida como tecnologia social eficaz e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O MSMC recebe o Prêmio Gentileza Urbana, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE). O MSMC acolhe um programa de inclusão digital do Governo Federal. Inicia parceria com Instituto Nordeste Cidadania (INEC). ASC foi apresentada à Organização Pan-Americana de Saúde.

  13. 2010

    Início das atividades no Sítio Wopila

    MSMC realiza o Congresso Brasileiro de Psiquiatria Cultural na Aldeia Pitaguary, em Maracanaú – CE. O MSMC conquista o prêmio Ceará de Cinema e Vídeo com o projeto CINE-CAPs. O padre Rino Bonvini recebe a medalha Boticário Ferreira. Recebe também, pela segunda vez, a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza. Rino obtém o título Cidadão Planetário da Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco. O MSMC inicia atividades no Sítio Wopila, Maracanaú – CE.

  14. 2011

    Instalação da Residência Terapêutica no Bom Jardim

    O MSMC recebe reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza por 15 anos de relevantes serviços prestados. O padre Rino Bonvini recebe o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, concedido pela Rede COEP. O MSMC, em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, instala a Residência Terapêutica no Bom Jardim.

  15. 2012

    Abordagem Sistêmica Comunitária na Bolívia

    O padre Rino é reconhecido como “Amigo do Município de Maracanaú”, por seu trabalho com o povo Pitaguary. O MSMC conquista espaço no portal internacional Global Giving. O MSMC realiza o primeiro curso de Abordagem Sistêmica Comunitária na Bolívia com certificação da Pró-Reitoria de Extensão da UECE/Universidade Salesiana/CBM, formando multiplicadores para a expansão da ASC naquele país.

  16. 2013

    Visita de alunos da Harvard

    Alunos de pós-graduação e professores da Universidade de Harvard (EUA) visitam o MSMC.

  17. 2014

    Comenda Transformando Vidas

    O padre Rino recebe a Comenda Transformando Vidas, do Instituto de Educação Portal por contribuir com Objetivo do Milênio: Acabar com a fome e a miséria.

  18. 2015

    Financiamento do Sim à Vida

    União Europeia e CBM Internacional co-financiam o Projeto de Prevenção às Drogas – Sim à Vida. Projeto de Extensão Farmácia Viva Universidade Federal do Ceará com produção do elixir de erva cidreira.

  19. 2016

    Inauguração da Escola de Gastronomia Autossustentável

    Inaugurada a Escola de Gastronomia Autossustentável/Projeto Extensão da Universidade Federal do Ceará. O MSMC apresenta a ASC na Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária.

  20. 2017

    Iniciada parceria com a ChildFund Brasil

    O MSMC e a ChildFund Brasil iniciaram parceria para sistematizar e difundir a ASC no Brasil e internacionalmente.

  21. 2018

    Reconhecimento da ASC pela MHIN

    A Abordagem Sistêmica Comunitária é reconhecida como inovação em saúde mental pela MHIN (Mental Health Innovation Network), vinculada à OMS (Organização Mundial da Saúde). Criação do Ateliê Arte e Moda – Florescer. Parceria MSMC, Somos Um e INEC para implementação de programa de microcrédito e geração de emprego e renda. Parceria com a CBM para a expansão da ASC no Paraguai, Bolívia e Peru. Criação do Laboratório de Iniciação à Robótica e à Games – LabINEC, por meio da parceria MSMC e INEC.

  22. 2019

    A ASC é apresentada no Congresso Mundial de Psiquiatria

    A Abordagem Sistêmica Comunitária é apresentada no 19º WPA – Congresso Mundial de Psiquiatria, em Lisboa, Portugal. O Movimento foi representado pelo pe. Rino Bonvini, presidente da instituição.

  23. 2021

    Fiocruz e parceiros gravam ações do MSM para documentário

    O documentário integra o Projeto Proteger da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Saúde e Fiocruz.