A EGA integra o Programa de Autossustentabilidade do Movimento Saúde Mental, sendo parte de um complexo que trabalha de forma integrada. A Escola de Gastronomia Autossustentável, o Giardino Buffet e o Sítio Wopila atuam em sinergia. O Sistema de Produção Agroecológica do Sítio Wopila, com hortas, criatório de galinhas caipira, peixes e cabras, contribui para suprir parte da demanda de insumos da Escola e do Giardino. 

Outra parte essencial do Programa diz respeito à autossuficiência energética do MSM, conquistada com a instalação de painéis solares. As placas, instaladas em alguns dos nossos espaços, foram adquiridas com recursos provenientes de participação em Bazar da Receita Federal e também de projeto financiado colaborativamente por quatro Clubes de Rotary – Dunas, Fortaleza Sul (Brasil), Bad Kissingen (Alemanha) e Vila Real (Portugal). 

Ainda nesse sentido, o Movimento tem cinco poços profundos distribuídos entre o Sítio Wopila, em Maracanaú, e demais espaços em Fortaleza para suprir a maior parte da demanda de água da instituição. Todos foram financiados por projeto também dos Clubes de Rotary.

Dia a dia, trabalhamos para que a nossa autossustentabilidade seja possível, de forma a assegurarmos um dos pilares da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a conquista da Autonomia, que é parte do processo de regeneração, florescimento e superação da Síndrome da Colonialidade Internalizada, uma condição historicamente imposta e construída de aprisionamento dos potenciais humanos. Tudo isto em sintonia com as forças da Mãe Terra, respeitando seus ciclos naturais, numa relação de Ecofilia, ou seja, de amizade com a natureza.

Ao mesmo tempo em que trabalhamos pela autossustentabilidade da instituição, em nossas formações gastronômicas estimulamos este mesmo potencial regenerativo entre os/as participantes. Por compreendermos que precisamos caminhar juntos/as na construção desta outra compreensão sobre manter-se vivo, coerente e sustentável no planeta.