Casa AME Dom Franco Masserdotti

 

Portfolio Casa AME – Movimento Saúde Mental

 

A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) Dom Franco Masserdotti é um dos espaços do Movimento Saúde Mental que vivencia o acolhimento às pessoas através de sua atuação, realizada com a arteterapia. Tem como objetivo proporcionar às comunidades do Grande Bom Jardim e adjacência, um lugar para as pessoas desenvolverem e expressarem as múltiplas inteligências (cinestésica, pictórica, espacial e intrapessoal, entre outras).

A arteterapia desenvolvida na Casa AME promove expressões artísticas e práticas terapêuticas, proporcionando o autoconhecimento e alternativas ao tratamento emocional e de sofrimentos psíquicos, beneficiando a um público bem diverso, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos, e usuários(as) da Palhoça Terapêutica e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS- Comunitário do Bom Jardim.

Algumas das atividades realizadas na Casa AME são: cursos de teclado, violão, piano, flauta, percussão, canto, cartões orgânicos, pintura em tela, pintura em tecido, fuxico, bonecas, bordado, contações de histórias, sala de cinema e vídeo, teatro popular de rua, passeios culturais e outras linguagens artísticas, contando ainda com uma biblioteca comunitária (ponto de leitura), que desenvolve atividades de incentivo à leitura, entre outras.

A arte surgiu no Movimento Saúde Mental com o teatro, como forma de expressão das dores e sofrimentos vivenciados nas comunidades do Grande Bom Jardim, dando voz aos seus habitantes, promovendo espaço de transformação e novas formas de pensar e agir, a partir  da experiência vivenciada.

A Casa AME Dom Franco Masserdotti foi inaugurada em janeiro de 2006, com um conjunto de expressões artísticas que ajuda às pessoas na promoção da autoestima, no resgate da cidadania e na construção de uma sociedade mais consciente, mais justa, na busca de seus direitos, no fortalecimento da cultura e na inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Em 2008, a Casa AME tornou-se Ponto de Cultura, resultado da seleção do Movimento Saúde Mental (MSM) pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O Ponto de Cultura é um elo entre a Sociedade e o Estado para o desenvolvimento de ações culturais.

O Ponto de Leitura Troca de Saberes, foi selecionado pelo Ministério da Cultura e inaugurado em abril de 2010, com o objetivo de facilitar o acesso de livros e outras publicações aos moradores da região do Grande Bom Jardim e imediações, para incentivar a leitura,  enriquecer o vocabulário e ampliar o conhecimento, além de desenvolver reflexões sobre visões críticas das diversas situações  através da leitura.

Funciona também na Casa Ame o LabINEC e o Programa Jovem Aprendiz.

 

Labinec

O LabINEC é resultado de uma parceria entre o Movimento Saúde Mental e o Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Assim, a BSQ Inova e o INEC realizam a formação, enquanto o MSM oferece o espaço da Casa Ame e mobiliza os estudantes. São oferecidos cursos de Robótica, Jogos Digitais e Criação de Aplicativos para crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos, com duração de quatro meses.

Baseado na cultura maker, o projeto incentiva a aprendizagem informal, social e cooperativa com foco na criação de dispositivos, usando robótica, automação, eletrônica, eletroeletrônica e outras formas artesanais de fabricação de objetos.

 

O objetivo do LABInec é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolve pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e a cocriação.

 

A metodologia de ensino se baseia na busca de soluções de problemas e desafios, através da observação e cocriação. Os jovens também podem contar com acompanhamento pedagógico e psicológico. Ao final da formação, em grupo ou individualmente, os estudantes apresentam um produto.

 

Programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mercado do trabalho potencializando o espírito de liderança, enfatizando a cidadania e o crescimento profissional de cada participante.

A experiência neste programa possibilita ao jovem a desenvolver tanto as habilidades profissionais quanto suas capacidades pessoais e a inteligência emocional.

Nossos aprendizes recebem uma formação teórica no MSM e prática na empresa empregadora, assim, além de prepará-los para o mercado de trabalho, os direcionamos para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e aptos a lidar com adversidades.

A aprendizagem é estabelecida pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005 e estabelece que todas as empresas de pequeno, médio e grande porte são obrigadas a contratar jovens aprendizes no percentual de 5 á 15% do seu quadro de funcionários, adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos, que estejam estudando o ensino fundamental ou médio ou já tenham concluído o ensino médio.

O contrato de aprendizagem é um contrato especial de trabalho por tempo determinado, de no máximo dois anos segundo a legislação vigente, são contratados por empresas que possuem convênio com o MSM como aprendizes em funções previstas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego e de acordo com o cadastro do CNAP, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação.

 

O MSM oferece os cursos de:

  • Qualificação em Serviços Administrativos; Operações e Serviços em Lojas e Supermercados;
  • Operações em Serviços Comerciais; Operações em Serviços de Telemarketing; TI e Operações; E Serviços em Operações Logísticas; todos de acordo com a Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência.
  • O MSM acolhe adolescentes e jovens de toda a cidade de Fortaleza e também a juventude indígena Pitaguary, além de acolher pessoas com deficiência, sem limites de idade.

Para realizar o Programa Jovem Aprendiz o MSM é registrado no Ministério do Trabalho e Emprego, acompanhado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE),  e tem a chancela do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza (COMDICA).