O Giardino Buffet é um negócio social criado pelo Movimento Saúde Mental, resultado de um processo autopoiético impulsionado pela comunidade do Grande Bom Jardim. Com serviço de buffet, é um negócio alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) alicerçam as atividades do Giardino, que são desenvolvidas sobre os pilares da Igualdade de Gênero (ODS 5), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8) e Redução das Desigualdades (ODS 10).

 

A base do trabalho do Giardino Buffet é a Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental (MSM). O serviço de gastronomia da EGA tem qualidade reconhecida por seus clientes, entre eles a C.Rolim Engenharia, o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) – organização vinculada ao Banco do Nordeste -, Duluz e diversas pessoas físicas e jurídicas. 

 

Para Eveline Alencar, professora de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará, a parceria entre a universidade e o Movimento representa um impacto social positivo para a comunidade. “Este buffet nasceu com o apoio do Gastronomia Social da UFC. Os valores dos serviços retornam para a comunidade do Bom Jardim em ações sociais do Movimento Saúde Mental, incluindo cursos de gastronomia”, explica. 

 

O buffet é uma resposta da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) ao problema do desemprego, contribuindo para a superação da pobreza no território do Grande Bom Jardim. A preparação de alimentos e o atendimento do Giardino contam com orientação do Programa Gastronomia Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A aceleração de negócios impulsionada pela organização Somos Um é um diferencial para a realização das atividades.

 

Criado em 2021, durante a pandemia, o Giardino surgiu como uma solução a partir dos diversos problemas sociais enfrentados pela comunidade do Grande Bom Jardim, em especial das mulheres. O objetivo é gerar oportunidade de melhoria de vida dos moradores do território a partir da geração de renda mínima estável, da garantia de emprego, além de efetivar a participação de mulheres no empreendedorismo, movimentando a economia local.

 

O Giardino Buffet acolhe, cuida e emprega pessoas com trabalho decente e promoção de mobilidade social com qualidade de vida. 

 

Clique aqui para conhecer mais sobre o Giardino Buffet.

 

Serviços oferecidos pelo Giardino:

– Serviços de buffet para eventos corporativos

– Serviços de buffet para eventos familiares

– Consultoria para eventos corporativos em parceria com Universidade Federal do Ceará

– Aluguel de peças de acervo

– Indicação de serviço para festas infantis (brinquedos, animadores) com talentos do bairro

 

Entre em contato:

E-mail: giardinobuffet@movimentosaudemental.org

Telefone: (85)9.8214-5296

Instagram: @giardinobuffet_