Desde muito cedo o Movimento Saúde Mental (MSM) abraçou a arte como caminho de cura e fortalecimento pessoal e comunitário. O teatro foi uma das primeiras manifestações artísticas utilizadas como forma de expressão das dores e sofrimentos vivenciados nas comunidades do Grande Bom Jardim, dando voz aos seus habitantes, promovendo espaço de transformação e novas maneiras de pensar e agir, a partir da experiência vivenciada/dramatizada.
A Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) Dom Franco Masserdotti nasce daí, dando vazão a um sentimento e desejo natural de fazer florescer as artes entre nós. Inaugurada em janeiro de 2006, atua com um conjunto de expressões artísticas, contribuindo para promoção da autoestima e, ao mesmo tempo, resgate da cidadania e construção de uma sociedade mais consciente, mais justa, com garantia dos direitos essenciais para todas as pessoas. Desta forma, colabora para o equilíbrio da saúde mental, o fortalecimento da cultura e a inclusão das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
A AME, como carinhosamente é chamada, destaca-se por ser o espaço do MSM que vivencia o acolhimento às pessoas através da arteterapia e por proporcionar às comunidades do Grande Bom Jardim e adjacências um lugar para elas desenvolverem e expressarem as múltiplas inteligências – cinestésica, pictórica, espacial e intrapessoal, entre outras.
No cotidiano da Casa, a arteterapia promove expressões artísticas associadas à práticas terapêuticas, proporcionando o autoconhecimento e alternativas ao tratamento emocional e de sofrimentos psíquicos, beneficiando a um público bem diverso, desde crianças, adolescentes, jovens e adultos das comunidades e demais pessoas acolhidas na Palhoça Comunitária e no Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim (CAPS).
As atividades são realizadas periodicamente, através de oficinas curtas ou cursos de mais longa duração. Entre elas estão: aulas de teclado, violão, piano, flauta, percussão, canto, cartões orgânicos, pintura em tela, pintura em tecido, fuxico, bonecas, bordado, crochê, contação de histórias, sala de cinema e vídeo, teatro popular de rua, passeios culturais, além de outras e novas linguagens artísticas que são experimentadas.
Em 2008, a Casa AME tornou-se Ponto de Cultura, resultado da seleção do MSM pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O Ponto de Cultura é um elo entre a sociedade e o Estado para o desenvolvimento de ações culturais.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA
Aos poucos e naturalmente, a casa AME foi reunindo um acervo considerável de livros, vindo de doações e projetos. Hoje temos um acervo catalogado de mais de mil livros de diversas áreas, disponível para empréstimo à população. Para organização do acervo, contamos com uma importante parceria com o Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em 2010, nossa Biblioteca tornou-se também o Ponto de Leitura Troca de Saberes, através de seleção do Ministério da Cultura, com o objetivo de facilitar o acesso a livros e outras publicações aos moradores/as da região do Grande Bom Jardim e imediações. O objetivo é incentivar a leitura, enriquecer o vocabulário e ampliar o conhecimento, além de desenvolver o senso crítico e literário.