No ano de 2010, o Movimento Saúde Mental (MSM) iniciou os trabalhos no sítio Wopila, palavra da língua do povo Lakota Sioux, dos Estados Unidos, que em português significa Gratidão. Aos poucos o espaço foi assumindo um propósito essencial dentro do desenho estrutural do MSM, ser um lugar de experiências, aprendizados e aprofundamento das nossas relações no meio ambiente.
Lá somos estimulados/as a vivenciar a Ecofilia – a estar abertos/as e gratos/as ao que a natureza nos ensina, numa relação de proximidade e amizade com os seus elementos – plantas, animais e minerais. Sabe-se que a relação de amorosidade com elementos da natureza contribui para o equilíbrio biopsicossocioespiritual do ser humano, prevenindo adoecimentos e ajudando na cura de doenças.
Naturalmente, o Wopila integra o Programa de Autossustentabilidade do MSM, que ali envolve desde a produção agroecológica até a disseminação dos princípios do MSM, através das Formações Socioterapêuticas lá realizadas.
Na perspectiva de conexão com a natureza, o sítio mantém um Sistema de Produção Agroecológica (SIPA), cultivando hortaliças e ervas medicinais, integradas a um minhocário, criatório de cabras leiteiras, galinhas caipiras e piscicultura. O cultivo de vegetais é feito sem o uso de agrotóxicos e os animais são tratados com os princípios do manejo orgânico, que visa o desenvolvimento econômico e produtivo sem poluir ou destruir o meio ambiente. Essa produção supre parte da demanda de insumos da Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) e do Giardino Buffet.
Assim como na EGA, Giardino e demais espaços do MSM, o Wopila tem poço profundo para assegurar parte do abastecimento de água, reduzir custos de manutenção e produção, além de um dessalinizador de água para produção da horta hidropônica, já que a do poço tem um alto teor de sais. O modelo de hidroponia adotado é em substrato, que utiliza areia e pó de casca de arroz como meio de cultivo, por ser mais sustentável já que usa menos do recurso hídrico para produção. Estes equipamentos foram fruto de projeto conjunto entre quatro clubes de Rotary – Dunas, Fortaleza Sul (Brasil), Bad Kissingen (Alemanha) e Vila Real (Portugal).
O consumo energético do Wopila é assegurado com energia solar, instalada através de recursos provenientes de participação em Bazar da Receita Federal e também de projeto financiado pelos quatro Clubes de Rotary.
Farmácia Viva
Entre os projetos já realizados no Wopila está o cultivo de plantas medicinais e elaboração de fitoterápicos, baseado no conhecimento e no uso popular, com acompanhamento científico. O sistema de hortas do Movimento Saúde Mental foi qualificado como projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, no programa Farmácias Vivas do Horto de Plantas Medicinais Francisco José Abreu Matos. As hortas geravam insumos para a produção do elixir de erva cidreira (Lippia alba), que tem função ansiolítica (calmante). Ele era produzido no Núcleo de Fitoterápicos (NUFITO), da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, e distribuído nos CAPS.
O projeto está inativo atualmente e as ervas que produzimos hoje são consumidas nas atividades do MSM na Palhoça Comunitária, na Escola de Gastronomia Autossustentável e no Giardino Buffet.