O Programa de Autossustentabilidade do Movimento Saúde Mental envolve um complexo que trabalha de forma integrada. A Escola de Gastronomia Autossustentável, o Giardino Buffet e o Sítio Wopila atuam em sinergia. O Sistema de Produção Agroecológico (SIPA) do Wopila, com hortas, criatório de galinhas caipira, peixes e cabras, contribui para suprir parte da demanda de insumos da Escola e do Giardino. O excedente é comercializado, para reinvestimento na produção e sustentabilidade dos projetos.
A autossuficiência energética do MSM é parte essencial do Programa. Foi conquistada com a instalação de painéis solares. As placas, instaladas em alguns dos nossos espaços, foram adquiridas com recursos provenientes de participação em Bazar da Receita Federal e também de projeto financiado colaborativamente por quatro Clubes de Rotary – Dunas, Fortaleza Sul (Brasil), Bad Kissingen (Alemanha) e Vila Real (Portugal).
Ainda no sentido de reduzir gastos e assumir nosso compromisso ambiental, o Movimento tem cinco poços profundos distribuídos entre o Sítio Wopila, em Maracanaú, e demais espaços em Fortaleza para suprir a maior parte da demanda de água da instituição. Todos foram financiados por projeto também dos Clubes de Rotary.
Outra componente do Programa é a Bodega das Artes, uma Iniciativa da Casa AME que se trata de uma experiência de Economia Solidária e reúne acervo das produções de cursos e oficinas de arte realizadas, as quais ficam disponíveis para venda. Parte da renda da comercialização dos produtos é destinada a reinvestir nas ações do MSM.
Dia a dia, trabalhamos para que a nossa autossustentabilidade seja possível, de forma a assegurarmos um dos pilares da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), a conquista da Autonomia, que é parte do processo de regeneração, florescimento e superação da Síndrome da Colonialidade Internalizada, uma condição historicamente imposta e construída de aprisionamento dos potenciais humanos. Tudo isto em sintonia com as forças da Mãe Terra, respeitando seus ciclos naturais, numa relação de Ecofilia, ou seja, de amizade com a natureza.
Giardino Buffet
Como negócio social do MSM, o Giardino Buffet é parte fundamental do nosso Programa de Autossustentabildiade, tendo uma parcela de sua renda revertida para os projetos e ações realizadas. Assim, contribui para construção da independência financeira do Movimento e ao mesmo tempo para igualdade de gênero, gerando trabalho decente e crescimento econômico para o grupo de mulheres contratadas e colaboradoras.
Também pensando na pegada ecológica que o Giardino deixa na Terra, decidimos não utilizar materiais descartáveis de plástico em nossos eventos e serviços, por compreendermos que a autossustentabilidade é um conceito amplo que diz respeito a como nos mantemos e comportamos internamente para conquista da independência da instituição, e externamente, para assegurar qualidade de vida e bem-estar às gerações futuras.
Todas estas ações respondem e comungam com a visão do Papa Francisco sobre a urgência de cada pessoa, da sociedade civil planetária e dos Estados assumirem a responsabilidade pelo enfrentamento da crise climática produzida pelos processos de modernização industrial nos últimos 150 anos. “Este mundo que nos acolhe, está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”, alertou o Papa na Carta “Laudate Deum”, que dá continuidade, oito anos depois, à Encíclica “Laudato Si”, de 2015, quando partilhou sua “profunda preocupação pelo cuidado da nossa casa comum”.
É “urgente uma visão mais alargada… tudo o que se nos pede é uma certa responsabilidade pela herança que deixaremos atrás de nós depois da nossa passagem por este mundo”, pede o Papa Francisco. De nossa parte, a herança que estamos trabalhando para deixar é de amor e autorresponsabilidade de todos/as pela garantia do bem viver para a atual e as futuras gerações.