Terapia Comunitária Integrativa (TCI) – Criada e desenvolvida pelo psiquiatra cearense, Dr. Adalberto Barreto, nos anos 80, é um espaço de acolhimento e escuta, onde as inquietações do dia a dia são compartilhadas de forma horizontal e circular. Nesse ambiente, as experiências de vida e estratégias de superação são trocadas coletivamente, promovendo uma visão mais ampla sobre os desafios individuais e coletivos. A TCI fortalece a autoestima, alivia tensões do corpo e da alma e incentiva o autoconhecimento, permitindo que cada pessoa se conecte com seus próprios recursos internos. Por meio da partilha, cria-se um ambiente de apoio mútuo, empatia e fortalecimento emocional, ajudando cada participante a buscar soluções para seus problemas ou a desenvolver novas formas de conviver com eles de maneira mais leve e resiliente. 

Terapia de Autoestima – Tem como propósito fortalecer a autoestima de seus participantes, fundamentando-se nos pilares propostos por Nathaniel Branden: viver conscientemente, autoaceitação, autorresponsabilidade, autoafirmação, intencionalidade e integridade pessoal. A prática busca promover o resgate da autoestima por meio de vivências que favorecem o autoconhecimento, o amor próprio e o empoderamento dos potenciais individuais. Dessa forma, proporciona um espaço de acolhimento e transformação, incentivando cada participante a reconhecer e valorizar sua própria essência. Atualmente, estão abertos os grupos: Divertir a Mente, Saudavelmente, Empodere-se, Cine Terapia e Florescer – veja os dias e horários de funcionamento de cada um no Menu Terapêutico.

Circuito de Cuidados – Em um ambiente aromatizado com base nos princípios da Aromaterapia, um misto de práticas realizadas paulatinamente gera importantes benefícios para quem participa, integrando mente, corpo e alma. Sentadas em círculo, todas são acolhidas e enquanto fazem um delicioso escalda-pés (imersão dos pés numa bacia com água morna e ervas), são conduzidas numa meditação para trazer a presença e autopercepção. Nesse momento, recebem também a aplicação de Reiki, contribuindo para o equilíbrio energético dos/as participantes. Aos poucos cada pessoa passa a receber uma massagem nos pés (com base nos princípios da Reflexologia, que trabalha pontos específicos, levando a um relaxamento profundo). Por último, mas não menos importante, cada um/a recebe um cafuné, para finalizar o momento que é como um abraço de mãe de tão especial. 

Arteterapia – É um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com uma finalidade terapêutica, promovendo o bem-estar emocional, mental e físico. Usa a atividade artística como instrumento de intervenção profissional para a promoção da saúde e a qualidade de vida, abrangendo hoje as mais diversas linguagens: plástica, sonora, literária, dramática e corporal, a partir de técnicas expressivas como desenho, pintura, modelagem, música, poesia, dramatização e dança. Ajuda as pessoas a lidarem com seus sentimentos, pensamentos e experiências, promovendo a autoexpressão, reduzindo o estresse e a ansiedade, melhorando a autoestima e confiança, fomentando a criatividade e imaginação. Na Palhoça, é desenvolvida nos grupos Fuxico e Terapia, Arte e Vida e Palco Aberto, entre outros grupos desenvolvidos na Casa AME.

Hortaterapia – É um espaço dedicado ao bem-estar físico, mental e emocional, por meio do contato com a terra e do cultivo de plantas, em uma relação amorosa de amizade com a natureza (Ecofilia), buscando fortalecer a relação de cuidado e respeito ao meio ambiente, proporcionando também momentos de autoconhecimento e autocuidado. Através das práticas da Farmácia Viva e da utilização de chás terapêuticos e relaxantes, os/as participantes experimentam os benefícios da natureza em sua vida diária. Ao cultivar a terra, cultivam também a si mesmos, promovendo um estado de equilíbrio e harmonia. A experiência do grupo melhora a qualidade de vida, eleva a autoestima e auxilia no alívio de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. O contato direto com a terra estimula os sentidos, proporciona calma e relaxamento, além de promover a integração social e fortalecer o senso de pertencimento. O grupo também estimula o respeito pelos ciclos naturais e ensina a importância da sustentabilidade no cuidado com o meio ambiente. Os/as participantes aprendem sobre o cultivo e manejo sustentável de ervas e plantas terapêuticas, organizam canteiros e hortas coletivas e recebem orientações sobre rega, colheita e aproveitamento das plantas. Ao plantar e cuidar das plantas, cada participante vivencia um processo de transformação interna, aprendendo sobre paciência, renovação e equilíbrio. O Grupo de Hortaterapia é um convite para cuidar da Terra e, ao mesmo tempo, cuidar de si, respeitando os ciclos da natureza e encontrando, nesse contato, um caminho para o bem-estar e a saúde integral.

Meditação – A prática envolve técnicas de concentração e atenção, que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento, visando aumentar a consciência e cultivar uma sensação de paz interior. O Movimento Saúde Mental reconhece a meditação como uma vivência de consciência, um caminho para serenar a mente e facilitar o processo de autoconhecimento e autocuidado no aprimoramento das relações saudáveis consigo mesmo e com o outro. Traz diversos benefícios para a promoção da saúde – redução do estresse, ansiedade e insônia; melhora o foco e a produtividade no trabalho e estudos; favorece o autocuidado e qualidade de vida; contribui na modulação da resposta imunológica, para  controle da pressão arterial, da frequência cardíaca e na função preventiva das doenças coronarianas; ajuda na superação da dependência ao álcool e outras drogas; favorece o alívio da dor crônica e da síndrome pré-menstrual em mulheres; melhora a cognição em idosos. 

Terapia da Respiração – Inspirada na Terapia do Renascimento de Leonard Orr (1970), baseia-se na ideia de que a maneira como respiramos pode influenciar nosso estado emocional e psicológico. Durante as sessões, os/as participantes são guiados/as a realizar respirações conscientes e profundas, de forma circular, sem paradas, permitindo a conexão com experiências vivenciadas e emoções que podem estar bloqueadas. Essa respiração permitirá que haja a liberação dos traumas e tensões acumuladas, promovendo uma sensação de renovação e libertação emocional. A prática também é vista como uma forma de autocura, onde a respiração torna-se uma ferramenta para acessar estados de consciência mais elevados e transformar padrões de pensamento e comportamento. Os benefícios relatados incluem uma maior clareza mental, redução da ansiedade, aumento da autoestima e uma sensação geral de bem-estar. Hoje tem sido uma das técnicas trabalhadas nos encontros “Cuidando do Cuidador”.

Dança Circular – Inspirada em danças folclóricas de diversas culturas, é uma prática coletiva que utiliza movimentos coreografados em roda, conectando os/as participantes por meio da música e do ritmo. Além de ser uma expressão artística, a dança circular tem um caráter terapêutico, pois favorece a cooperação, fortalece os vínculos sociais, estimula estados de presença e conexão com o grupo. Individualmente, promove integração, autoconhecimento e bem-estar físico e emocional. Frequentemente utilizada em contextos educacionais, terapêuticos e espirituais, essa prática respeita as limitações individuais e valoriza a diversidade, permitindo que qualquer pessoa participe independentemente da idade ou experiência prévia.