LINHA DO TEMPO:

 

1996 – Iniciam atividades de acolhimento e escuta. Primeiro grupo de autoestima com mulheres. Inicia cursinho pré-vestibular.

1997 – Primeiros terapeutas comunitários, formados por prof. Adalberto Barreto, certificação da Universidade Federal do Ceará. Abertura de 8 centros de escuta no Grande Bom Jardim.

1998 – Registro do Estatuto Social do MSMC. Inicia o “Sim à Vida, Prevenção às Drogas”, projeto de Extensão UFC, coordenado por Dr. Mourão Cavalcante. Inauguração da Palhoça Comunitária.

1999 – Parceria com a Conferência Episcopal Italiana.

2000 – O vídeo “A Vida Pede Passagem” do Instituto Nosso Chão, incluindo atividades do MSMC, é utilizado nacionalmente na Campanha da Fraternidade da CNBB. Construção do Espaço Patativa do Assaré, Siqueira.

2001 – O MSMC implementa ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. O padre Rino Bonvini recebe a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza.

2002 – Inauguração da Casa de Aprendizagem padre Ezequiel Ramin, oferecendo os primeiros cursos profissionalizantes. O MSMC inicia o acolhimento de participantes do Programa de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua.

2004 – Inicia parceria com a RB Distribuidora e a Ética Gestão e Consultoria para a realização de cursos profissionalizantes. Criação da Casa AME (Arte, Música e Espetáculo) Dom Franco Masserdotti.

2005 – Inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Comunitário do Bom Jardim, numa cogestão do MSMC com a Prefeitura de Fortaleza.

2006 – MSMC é incluído na pesquisa do Centro Latino Americano de Estudos Sobre Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Menção honrosa ao MSMC no Prêmio de Inclusão Social da Associação Brasileira de Psiquiatria e Laboratório Lilly. Inauguração do espaço Daniel Comboni, no Marrocos (Bom Jardim).

2007 – Replicação das atividades socioterapêuticas do MSMC no contexto indígena. Programa Jovem Aprendiz é instituído no MSMC. Padre Rino Bonvini recebe o Diploma de Mérito Pela Valorização da Vida, instituído pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD). Movimento Saúde Mental é destaque pela contribuição à cultura cearense e recebe Selo de Responsabilidade Cultural, outorgado peleo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura. Também recebeu certificado de reconhecimento pela participação no Comitê de Saúde 57° SBPC Ceará.

2008 – Em julho, ASC é apresentada em Washington (EUA), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e em dezembro do mesmo ano é apresentada em Havana, Cuba, no Fórum Mundial de Saúde Mental Comunitária. Reconhecimento da eficácia do Projeto “Sim à Vida” na prevenção da dependência química e do projeto “Ser Agindo” (grupos de autoestima) como inovação. Ambos recebem menções honrosas do Mentor International Prevention – Awards, assinado pela Rainha da Suécia. Casa AME se torna Ponto de Cultura e Ponto de Leitura do Ministério da Cultura.

2009 – A Abordagem Sistêmica Comunitária é reconhecida como tecnologia social eficaz e replicável pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O MSMC recebe o Prêmio Gentileza Urbana, concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE). O MSMC acolhe um programa de inclusão digital do Governo Federal. Inicia parceria com Instituto Nordeste Cidadania (INEC). Pe. Rino recebe a Medalha Boticário Ferreira e, pela segunda feita, a Comenda Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza. Pe. Rino recebe o título Cidadão Planetário da Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco, pelo trabalho desenvolvido no MSM. Prêmio IAB Gentileza Urbana ao projeto “Cante, Dance e Pinte o 7”, concedido pelo Departamento Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil.

2010 – MSMC realiza o Congresso Brasileiro de Psiquiatria Cultural na Aldeia Pitaguary, em Maracanaú – CE. O MSMC conquista o prêmio Ceará de Cinema e Vídeo com o projeto CINE-CAPs. O padre Rino Bonvini recebe a medalha Boticário Ferreira. Recebe também, pela segunda vez, Comenda Benfeitor da Criança da Cidade de Fortaleza. Rino obtém o título Cidadão Planetário da Faculdade Antônio Propício Aguiar Franco. O MSMC inicia atividades no sítio Wopila, Maracanaú – CE.

2011 – O MSMC recebe reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza por 15 anos de relevantes serviços prestados. O padre Rino Bonvini recebe o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, concedido pela Rede COEP. O MSMC, em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, instala a Residência Terapêutica no Bom Jardim.

2012 – O padre Rino é reconhecido como “Amigo do Município de Maracanaú”, por seu trabalho com o povo Pitaguary.  O MSMC conquista espaço no portal internacional Global Giving. O MSMC realiza o primeiro curso de Abordagem Sistêmica Comunitária na Bolívia com certificação da Pró-Reitoria de Extensão da UECE/Universidade Salesiana/CBM, formando multiplicadores para a expansão da ASC naquele país.

2013 – Alunos de pós-graduação e professores da Universidade de Harvard (EUA) visitam o MSMC.

2014 – O padre Rino recebe a Comenda Transformando Vidas, do Instituto de Educação Portal por contribuir com Objetivo do Milênio: Acabar com a fome e a miséria.

2015 – União Europeia e CBM Internacional co-financiam o Programa de Prevenção às drogas – Sim à Vida. Projeto de Extensão Farmácia Viva UFC com produção do elixir de erva cidreira.

2016 – Inaugurada a Escola de Gastronomia Autossustentável/Projeto Extensão UFC. O MSMC apresenta a ASC na Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária.

2017 – O MSMC e a ChildFund Brasil iniciaram parceria para sistematizar e difundir a ASC no Brasil e internacionalmente.

2018 – A Abordagem Sistêmica Comunitária é reconhecida como inovação em saúde mental pela MHIN (Mental Health Innovation Network), vinculada à OMS (Organização Mundial da Saúde). Criação do Ateliê Arte e Moda – Florescer. Parceria MSMC, Somos Um e INEC para implementação de programa de microcrédito e geração de emprego e renda. Parceria com a CBM para a expansão da ASC no Paraguai, Bolívia e Peru. Criação do Laboratório de Iniciação à Robótica e à Games – LabINEC, através da parceria MSMC e INEC.

2019 – A Abordagem Sistêmica Comunitária é apresentada no 19º WPA – Congresso Mundial de Psiquiatria, em Lisboa, Portugal. O Movimento foi representado pelo pe. Rino Bonvini, presidente da instituição.

2021 –  Pe. Rino recebe a homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aos profissionais de saúde mental. Fiocruz e parceiros gravam ações do MSM para documentário. O documentário integrará o Projeto Proteger da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Saúde e Fiocruz.

2022 – Pe. Rino recebe a comenda Chico Passeata de Mobilização Social, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

2023 – O MSM recebeu o Prêmio Luiz Brito Meireles, do Instituto Revoar. Pe.Rino recebe a Medalha de Ética da Sociedade Cearense de Cidadania pelo trabalho desenvolvido no MSM.

2024 – Abordagem Sistêmica Comunitária recebe a Certidão de Registro na Biblioteca Nacional.