As hortas comunitárias do Movimento Saúde Mental funcionam em dois espaços: Bom Jardim, em Fortaleza, e Wopila, em Maracanaú. Trata-se de produção orgânica associada a ecofilia, que é a relação de amizade com os elementos da natureza – plantas, animais e minerais –, e é um dos eixos da Abordagem Sistêmica Comunitária desenvolvida há 21 anos pelo Movimento.

Um dos cultivos feitos na horta do Bom Jardim é o da Lippia alba, um tipo de cidreira selecionada para a produção de um elixir fitoterápico. Esse cultivo está inserido no projeto de extensão da UFC dedicado a farmácias vivas, desenvolvido em parceria com o Movimento Saúde Mental. O elixir é produzido no Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Secretaria da Saúde do Ceará.

O elixir de cidreira é um calmante com funções sedativa e ansiolítica. Contribui para o controle de ansiedade, visando a redução do uso de fármacos que geram efeitos colaterais nos usuários. O elixir é distribuído gratuitamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Na horta situada no sítio Wopila, em Maracanaú, município da Região Metropolitana de Fortaleza, o foco é a produção de hortaliças.