Doe por meio do Global Giving, clicando aqui.

 

O programa “Sim à Vida” é desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental desde 1998, a partir de então vinculado ao Departamento de Medicina da Universidade Federal do Ceará como projeto de extensão. Teve suas ações ampliadas por meio de financiamento da União Europeia e da CBM Internacional de 2015 a 2019. Suas ações são integradas aos demais programas do Movimento Saúde Mental.

O principal objetivo do Sim à Vida é elevar a autoestima é estimular o desenvolvimento das inteligências múltiplas das crianças e adolescentes acolhidos, fortalecendo-os para que evitem quaisquer dependências, especialmente buscando preveni-las contra o uso de substâncias entorpecentes.

“O diferencial mais significativo é o desenvolvimento da inteligência intrapessoal que, por meio das vivências de autoconhecimento e de fortalecimento da autoestima, criam as condições para criar a consciência do próprio potencial e da própria autonomia.” (BONVINI, 2022, p.31)

Os beneficiários dessa ação habitam áreas de vulnerabilidade social de Fortaleza e de Maracanaú. São crianças e adolescentes de famílias vulnerabilizadas pela extrema pobreza. Atualmente, o projeto dispõe de três núcleos voltados para crianças indígenas Pitaguary.

As práticas cotidianas são voltadas para desenvolver o autoconhecimento e as potencialidades por meio de relaxamento, rodas de conversa, atividades lúdicas e esportivas, arte, música e espetáculo. Junto ao acolhimento é realizado o cuidado socioterapêutico das crianças e de seus familiares.

Este programa e demais ações são contempladas pela tecnologia socioterapêutica denominada Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) que trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada pessoa. A ASC é desenvolvida pelo Movimento Saúde Mental.

Ações de conscientização e conhecimentos de direitos civis, especialmente da criança e do adolescente, bem como profissionalização e de inclusão socioeconômica de familiares também contemplam este projeto.

O Sim à Vida articula escolas e a rede de saúde e assistência social do entorno das comunidades atendidas.

A ação também visa integrar a rede de proteção de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de realizar diálogos com gestores públicos e parlamentares visando à implementação da metodologia preventiva no âmbito de políticas públicas.

Este programa recebeu: o Prêmio de Valorização da Vida (2007), da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); a Comenda Benfeitor da Criança e Adolescente ao Padre Rino Bonvini (2001 e 2010), da Prefeitura Municipal de Fortaleza; e uma Menção Honrosa assinada pela Rainha da Suécia, em 2008.

 

Resultados alcançados

Crianças, adolescentes e familiares fortalecidos em sua autoestima e desenvolvimento de autogestão familiar e comunitária;
Profissionais e lideranças comunitárias capacitados para a multiplicação da Abordagem Sistêmica Comunitária e prevenção à dependência química;
Rede de proteção de defesa dos direitos de crianças e adolescentes ampliada/fortalecida;
Movimento Saúde Mental fortalecido institucionalmente.

 

Público-alvo

Com o financiamento da União Europeia e CBM (2015-2019), Fortaleza e Maracanaú:

450 crianças e adolescentes e suas famílias;
Profissionalização: 90 pessoas em modelagem e costura;
Encaminhamento de dependentes químicos para unidades terapêuticas;
Formação de 40 multiplicadores da ação de preventiva;
Envolvimento de 450 educadores e 1200 alunos em ações de prevenção a dependências;
Envolvimento de 4600 profissionais e lideranças das áreas da Saúde, Assistência Social, Arte, Cultura, Esporte; Direitos Humanos e Crianças e Adolescentes.

 

Com fomento do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil (2021-2022), Sim à Vida realizado em Fortaleza:

120 crianças e seus familiares.

 

Com fomento do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil (2021-2022), Sim à Vida realizado em Fortaleza:

120 crianças e seus familiares.

 

Com fomento do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, mediante seleção em edital do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará – CEDCA (2023-2024) em Fortaleza:

120 crianças e seus familiares.

 

Com fomento da Prefeitura Municipal de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú – SASC– , como ação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS (2023-2025):

90 crianças e adolescentes, predominando indígenas Pitaguary.

 

Para as ações em Fortaleza, o MSM recebe também doações de alimentos do Programa Mais Nutrição.