Hoje, (29/4), o Movimento Saúde Mental (MSM) promove o Simpósio de Direitos Humanos e Saúde Mental dos povos indígenas, com o tema “Saúde é um direito de todos e para todos”. A programação prevê atividades entre 8h30 e 17h30, na Palhoça Terapêutica (R. Dr. Fernando Augusto, 985, Bom Jardim, Fortaleza, Ceará).
No encerramento, celebração ecumênica, em homenagem ao líder indígena Benício Pitaguary e a ex-voluntária do MSM Maria de Lourdes, que faleceram no mês de março.
A abertura do evento será realizada com o ritual indígena Toré e apresentação cultural do cantor e músico Tony Sousa. Durante o Simpósio, serão realizadas mesas redondas com os temas “A Importância do cuidado à saúde mental dos povos indígenas” e “Vozes indígenas: Direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao território”.
Entre os convidados do evento, estarão: o padre Rino Bonvini, Pajé Barbosa, Rosa Pitaguary, Rute Anacé, Vitória Pitaguary, psicólogo e professor Jesus Dias, Neto Pitaguary – presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Ceará – e Natália Martins, psicóloga e diretora de sustentabilidade do MSM.
Além das mesas, serão realizadas oficinas de artesanato e pintura corporal, mostra de artes e apresentação de flauta com alunas da Casa AME do Movimento Saúde Mental, que também são acolhidas pelo projeto Sim à Vida.
Entre 8h e 12h, os psicólogos do Movimento realizarão plantão psicológico para os participantes do evento e moradores da comunidade do Bom Jardim.
Contatos: Ivan Nogueira 85 9 9926 9486 zap
Elizeu Sousa: 85 9 99899012
Serviço
Local: Palhoça do Movimento Saúde Mental, na rua Dr. Fernando Augusto, 985 – Bom Jardim
Data: Dia 29 de abril de 2022
Horário: 8h30 às 17h30
Programação
29/04 – Sexta-feira
• 8h30 – Ritual de Abertura – Toré
• 9h00 – Abertura e apresentação cultural com Tony Sousa
• 10h30 – Mesa Redonda: “ A Importância do cuidado a saúde mental dos povos indígenas” Convidados confirmados: Ottorino Bonvinni, Neto Pitaguary, Natalia Martins, Pajé Barbosa, Jésus Dias
• 14h – Apresentação do Grupo de Flautas – Marrocos
• 14h:30 – Mesa redonda: “Vozes indígenas: Direito à vida, à saúde, à educação, à cultura e ao território.” Convidadas confirmadas: Vitória Pitaguary, Rosa Pitaguary e Rute Anacé
• 16h – Celebração Ecumênica em homenagem a Benício Pitaguary e Maria de Lourdes
• 9h as 16h – Iº Mostra de Arte Indígena, no salão Benício Pitaguary
• Oficinas de Artesanato
• Mostra de artes
• Pintura Corporal Local: Ateliê – Mário Bonvini
8h às 12h: Escuta em Movimento (Plantão Psicológico) para os participantes indígenas do evento e comunidade.
Leia mais em:
Mulheres indígenas falam de direitos, saúde, cultura e luta por território