Um concerto da orquestra da Universidade Estadual do Ceará (UECE) fará a abertura do II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho. A abertura será no Cineteatro São Luiz, na praça do Ferreira, Fortaleza, Ceará, dia 18/10/2023, às 19h.

No dia 20, das 16h às 18h30, o padre Rino Bonvini, psiquiatra e presidente do Movimento Saúde Mental, presidirá a mesa redonda “Abordagem Sistêmica Comunitária: uma socioterapia de múltiplo impacto”. A mesa redonda, presencial, será no auditório da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, no campus Itaperi da UECE e contará ainda com a participação do jornalista Elizeu Sousa, do Psicólogo Ivan Nogueira e da psicopedagoga, Ana Paula Fernandes.

A mesa trabalhará aspectos da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC) na prevenção do estresse pós traumático, burnout, dependência química e patologias ansioso depressivas relacionadas com o estresse do trabalho. Também serão abordadas a ASC e as práticas integrativas complementares, a comunicação e arte terapia.

 

Sobre os palestrantes:

Ottorino Bonvini (Padre Rino): Graduado em Medicina e Cirurgia – Università degli Studi di Milano (1989); Graduado em Master Of Divinity, Catholic Theological Union Chicago (1994) e mestrado, Master of Arts em Teologia Sistematica, Catholic Theological Union Chicago (1995); Doutorado em Saúde Coletiva, Unifor (2022). Tem experiência na área de Medicina, Psiquiatria, Etnopsiquiatria com ênfase em Terapia Familiar. Criador da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC): Uma Tecnologia Socioterapêutica de múltiplo impacto considerada como Inovação em Saúde Mental pela Mental Health Inovation Network (MHIN).

Elizeu Sousa: Jornalista, mestre em Planejamento e Políticas Públicas (Universidade Estadual do Ceará, 2017); Membro do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará; Membro do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas de Saúde do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; Pós-graduado em Teorias da Comunicação e da Imagem (Universidade Federal do Ceará – UFC – 2007); Terapeuta em Biomagnetismo e em Constelação Familiar; cursou Abordagem Sistêmica Comunitária.

Ivan Nogueira dos Santos Júnior: Psicólogo; Mestrando em Intervenção Social e Comunitária pela UNEATLANTICO – Santander – Espanha; Especialista em Psicologia Social e Comunidades, Especialista em Neuropsicologia, Especialista em Arteterapia; Cursou Abordagem Sistêmica Comunitária com ênfase em Terapia Comunitária Integrativa, formação técnica em Saúde Mental para Atenção Primária em Saúde.

Ana Paula Fernandes: Pedagoga; Especialista em Terapia Familiar e Psicopedagogia; faz pós-graduação em Arteterapia e em Arte Educação na Universidade de Fortaleza (Unifor); tem formação em Terapia Comunitária Integrativa e Abordagem Sistêmica Comunitária.

 

Saiba mais sobre o II Congresso Internacional e V Congresso das Américas sobre Fatores Psicossociais, Saúde Mental e Stress no Trabalho clicando aqui.