Nesta quinta-feira, (30), pela manhã, no Hotel Sonata de Iracema, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) lançou o seu Relatório Anual de Gestão, ano 2021, comemorando 29 anos de atuação. Padre Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental (MSM) e Natália Martins, diretora de sustentabilidade do MSM, participaram do evento.

Em sua fala, Rino destacou que “o INEC nos ajudou em muitas maneiras diferentes, com o Jovem Aprendiz”. E “durante a pandemia ajudando com a questão da fome, com a questão das máscaras, até o gás [de cozinha] e cestas básicas.” 

Também “nos ajudou com o LabInec, que é o laboratório de informática de alto nível, de alta qualidade, que oferece à criança do Bom Jardim – que é um dos lugares em que os indicadores de desenvolvimento humano é um dos piores do país – e dá a possibilidade de sonhar com algo diferente, com algo que desenvolve as inteligências múltiplas!”, evidenciou Rino.

Rino ainda reforçou que a criança e o adolescente, no LABInec e no Jovem Aprendiz, têm a “possibilidade de sentir que mesmo sendo negro, índio, pobre”, pode dizer: “eu tenho valor, eu tenho capacidade, eu posso sim trabalhar para um Brasil melhor, humano, democrático, que vivencia os valores cristãos, da paz, do amor e da justiça, de verdade!” 

O padre, que é missionário comboniano, comentou a conjuntura do país, criticando o uso inapropriado da proposta da mensagem cristã. Sobre isso ele disse que não se pode querer que Jesus use “armas para espalhar o amor”.

Rino disse que o INEC ”nestes 29 anos ajuda em várias localidades aqui no Ceará e no Nordeste neste processo de transformação, evolução, conscientização e de economia solidária, que garante que a vida seja vida em abundância para todos. E não só para um grupinho de privilegiados”.

“Nesses tempos trágicos”, prosseguiu o padre Rino,  “que estamos percebendo, todo dia ataques contra a democracia. O INEC é uma energia, é uma força que nos ajuda a esperar, a sonhar, que nós sim, podemos construir um mundo melhor.”

O padre Rino, que é psiquiatra, recordou que “o Movimento de saúde Mental, que trabalha no Bom Jardim, há 26 anos, trabalha acolhendo, escutando e fortalecendo a autoestima, para  que a pessoa possa ter a vontade de se reerguer e conquistar o direito de se realizar. De conquistar o seu propósito na vida, de realizar o seu sonho”.

 

Veja aqui, a fala do Padre Rino na íntegra:

Clique aqui

ou

https://www.instagram.com/p/CfbkELsjvWP/

Leia sobre o evento do INEC: https://inec.org.br/noticias/inec-completa-29-anos-e-lanca-relatorio-de-gestao-e-exposicao-de-projetos-em-evento-nesta-quinta-30/ 

 

Redação: Elizeu Sousa