O padre Rino Bonvini, psiquiatra que convive com povos indígenas do Brasil e dos Estados Unidos, participará da Conferência “Sapienza in trance – Healing, cooperation, and imagination” (Sabedoria em transe – Cura, cooperação e imaginação).

Rino Bonvini, presidente do Movimento Saúde Mental (MSM), compartilhará uma palestra com o cientista Sidney Greenfield, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, sobre o tema “Syncretizing Traditions to Heal two Unrelated Indigenous Peoples: The American Lakota Sioux and the Brazilian Pitaguary” (sincretizando tradições para curar dois povos indígenas não relacionados: o American Lakota Sioux e o Pitaguary Brasileiro).

Os dois palestrantes participarão do painel 3: “Cura espiritual, transe e saúde mental”, que acontecerá no dia 13 de setembro de 2023, a partir das 9h30 da manhã no horário de Fortaleza, Ceará, Brasil, presidido por Emily Pierini, da Universidade Sapienza de Roma.

A Conferência será gratuita, as inscrições vão até o dia 10 de setembro. Inscreva-se aqui.

Sobre o tema da Conferência: “Os estados de transe, sejam definidos como mediúnicos ou espirituais, situam-se no limite de diferentes campos de estudo e domínios de prática. Como são variáveis, escapam a categorizações fixas e, por isso, muitas vezes prestam-se a interpretações conflitantes, muitas vezes resultando em reducionismo representacional ou patológico. No entanto, as práticas de cura baseadas no transe, na meditação, na visualização ou na imaginação estão cada vez mais presentes nas nossas sociedades, entrando nas esferas do pluralismo terapêutico como terapias complementares ou alternativas”… Leia mais em Rede HEAL para a Etnografia da Cura.

Veja a programação completa da Sapienza in trance – Healing, cooperation, and imagination, de 12 a 15 de setembro de 2023, AQUI.