As alunas e alunos do projeto “Gastronomia e Terapia” promoveram um dia de ação social como finalização do módulo de cidadania. O evento valorizou a saúde, bem estar e a economia local e foi realizado no dia 24 de setembro, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.
O projeto é realizado desde junho, na Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento Saúde Mental (MSM), com o fomento do Instituto Cooperforte.
Durante o evento, as alunas ofereceram uma oficina de brigadeiros para os moradores da região, na mesma cozinha em que são capacitadas.
A economia criativa também foi impulsionada com a feira de produtos gastronômicos produzidos pelas alunas, com o bazar social do MSM e a feira de artesanato do Grupo Produtivo Criart.
A agenda de sábado ainda foi preenchida com yoga, escuta psicológica através do Escuta em Movimento, e aferição de pressão arterial e glicemia. Esse último serviço de saúde foi realizado por estudantes de Farmácia da Unifametro.
A ação social incentiva o ato de servir como uma expressão da cidadania. E ser voluntário no Movimento Saúde Mental possibilita o cuidado consigo, com o outro e com a comunidade.
Isso porque, com o compromisso coletivo, se torna possível traçar novos caminhos para problemas já existentes, através do acolhimento, da escuta e do cuidado.
Esses valores fazem parte da Abordagem Sistêmica Comunitária (ASC), tecnologia de múltiplo impacto que nasceu junto ao MSM e serve de base para todas as ações do MSM e de outras instituições ao redor do mundo.
Após ser cuidado, parte das pessoas retornam para cuidar de outras pessoas, de forma voluntária. Assim, é formado um ciclo de solidariedade.
Redação: Rayssa da Costa. Fotos: Yago Medina
Leia mais:
Escuta em Movimento alcança centenas de pessoas com atendimentos psicológicos
Gastronomia e Terapia: Ex-aluna da EGA retorna como monitora
Instituto Cooperforte: Cursos de Gastronomia incentivam o empreendedorismo no Bom Jardim