(Participantes do Projeto Sim à Vida se divertiram em evento especial de dia das crianças / Foto: Yago Medina)

 

“Quando as crianças brincam, eu as oiço brincar, qualquer coisa em minha alma começa a se alegrar”. Ao embalo das palavras de Fernando Pessoa, as crianças e adolescentes do Projeto Sim à Vida puderam desfrutar de brincadeiras e guloseimas preparadas especialmente para celebrar suas vidas, em programação especial para o Dia das Crianças.

 

Durante os dias 6 e 9 de outubro, o Movimento Saúde Mental convocou a equipe e alguns voluntários para preparar um dia de brincadeiras às crianças do Projeto Sim à Vida (SAV), sediado nas comunidades Marrocos e Pé no Chão, na periferia de Fortaleza. O evento aconteceu no espaço Game Fest, na Maraponga.

 

A alegria começou logo na chegada do parque, quando as crianças se depararam com o cenário colorido e cheio de personagens como o Hulk e o Homem-Aranha já na entrada. Da janela do ônibus, disponibilizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio de um projeto de extensão, para levar a garotada, a emoção foi ainda maior quando algumas mais atentas conseguirem ver, de longe, a roda-gigante. O brinquedo, misterioso e chamativo, é novidade para a maior parte delas.

 

Depois de muita ansiedade, finalmente as crianças estavam preparadas para aproveitar a diversão completa. E a correria não faltou. O objetivo da meninada era um só: conseguir curtir  todos os brinquedos, pelo menos uma vez. Nem as pequenas filas que se formavam para os jogos mais disputados conseguiram detê-las.

 

Samara Sobreira, coordenadora do Projeto Sim à Vida, revela que ações como estas fazem com que as crianças se sintam importantes e cuidadas. “As crianças relatam muito que só vai pra comunidade o que é resto, o que não presta mais. É importante eles participarem dos eventos para que construam personalidade e se sintam valorizados pela sociedade. Eles agradecem muito quando é proporcionado um passeio desses para eles, quando percebem que tudo foi em prol de ver eles se divertindo”, relata.

 

A empolgação era tanta que nem o chamado para comer parecia convencê-los a parar de brincar. Mas, nada que brigadeiro, pipoca, algodão-doce e salgadinho não resolvessem. Afinal, festa de criança só fica completa quando tem gostosuras. As guloseimas, doadas pela Panificadora Nossa Senhora de Fátima, reuniram os pequenos em um momento que foi além do ato de nutrir, mas também uma ocasião para agradecer pela vida e celebrar a data em comunhão com os amigos.

 

Laysa, uma das crianças que participa do Projeto Sim à Vida, em uma rápida entrevista para o nosso repórter mirim João Vitor, também do SAV, contou como foi a vivência do Dia das Crianças. “Está sendo muito legal. Tem tipos de brinquedos que eu amo muito e eu tô aproveitando”, comemorou.

 

Em Fortaleza, o Projeto Sim à Vida tem como principal objetivo a prevenção às dependências. Para isso, utiliza-se da Abordagem Sistêmica Comunitária, tecnologia socioterapêutica que trabalha o equilíbrio biopsicossocioespiritual de cada indivíduo.

 

O acolhimento, que acontece no contraturno escolar, conta com relaxamento, roda de conversa, atividades lúdico-esportivas, arte, música e espetáculo. A partir daí, estimula-se o desenvolvimento das múltiplas inteligências nas crianças, no intuito de elevar sua autoestima. O SAV articula escolas, rede de saúde e assistência social do entorno das comunidades atendidas.

 

O Sim à Vida é também projeto de extensão da UFC, realizado com fomento do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social. Recebe também apoio do Mesa Brasil Sesc e da M. Dias Branco, além de doações de alimentos do Programa Mais Nutrição.

GALERIA DE FOTOS


por Gabriele Félix e Yago Medina