O amigo do Movimento Saúde Mental (MSM), Neto Witko Pitaguary, foi homenageado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE). A sessão solene foi realizada no Dia Internacional da Enfermagem (12/05), na Câmara Municipal de Fortaleza.

O padre Rino Bonvini e o fotógrafo do MSM, Yago Medina, prestigiaram Wikto na cerimônia.

Neto é técnico de enfermagem e presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Ceará (Condisi). Ele atua no município de Maracanaú e, junto com o Movimento Saúde Mental, desenvolve um trabalho de acolhimento na área de saúde mental indígena.

Ele conta que foi a partir do seu acolhimento no MSM, quando ainda era criança, que se fortaleceu em sua identidade indígena e no sonho de ser um profissional de saúde. A princípio, em 2007, Neto foi acolhido pelo projeto Sim à Vida do Movimento Saúde Mental, na Aldeia Indígena Santo Antonio do Pitaguary, onde ele reside.

O Sim à Vida tem como princípio o autoconhecimento e o desenvolvimento da autoestima, que contribui a prevenção de quaisquer dependências, sobretudo àquelas relacionadas ao uso de drogas. Atualmente, o projeto recebe doações do programa Mais Nutrição e tem fomento da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.

No ensino médio e durante o curso técnico, Neto foi bolsista do projeto “Juventude Indígena Realizando Sonhos”, desenvolvido pelo Movimento Saúde Mental. As atividades desse projeto contribuíram para a formação escolar e profissional de jovens indígenas. Nas palavras de Neto, “é um trabalho de fortalecimento étnico”.

Sobre a premiação, Neto destaca: “não é um reconhecimento a minha pessoa mas a um trabalho que está provado: investir na juventude indígena é algo desafiador mas sobretudo que gera resultado”.

Além da comenda, Neto recebeu um certificado da Câmara Municipal, em referência ao Dia Internacional da Enfermagem

Para receber a comenda “Gente que Ama a Enfermagem”, na categoria Saúde Indígena, ele foi eleito por profissionais de enfermagem do Ceará. Durante a homenagem, a presidente do Coren-CE, Ana Paula Brandão, destacou a coragem e o trabalho exemplar de Neto Pitaguary.

Além da comenda, Neto recebeu um certificado da Câmara Municipal, em referência ao Dia Internacional da Enfermagem.

 

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa

Fotos: Yago Medina