Aconteceu no dia 03/12, o encerramento das turmas de UI/Ux Design e Desenvolvimento Web do projeto LabInec Bom Jardim. 💡

Como produtos do desafio, os alunos criaram uma tela de app pensada para agilizar os atendimentos de práticas integrativas do @MovimentoSaudeMental bem como sugestão de melhorias no site da instituição.

Com o tempo estimado de 1 hora, surgiram projetos embrionários de excelência com a facilitação de Mônica Ribeiro e Thiago Correia.

Os projetos desenvolvidos estavam valendo uma premiação de 3 tablets que foram ganhos por estudantes do LABINEC da casa AME. Os alunos ganhadores foram: Raquel Carneiro Costa, Vinícius Carneiro Araújo e Francisco Erik Costa da Silva.

Toryê Teixeira @toryeteixeira, coordenadora da Casa AME, arte, música e espetáculo, explica que as atividades desenvolvidas no LABInec impactam diretamente na formação educacional e no fortalecimento da autoestima desses alunos, moradores da periferia de Fortaleza.

O Labinec nasceu de uma parceria entre o Movimento Saúde Mental com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) a Sodexo e a BSQ Inova. É um espaço colaborativo voltado para crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas, que poderão se reunir para realizar projetos de inovação a partir do laboratório de robótica e jogos digitais.

O objetivo do LabInec é despertar nas crianças os potenciais criativos e a capacidade de solucionar problemas. A partir dos conceitos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Design Thinking (DT) e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), a metodologia envolverá pesquisa, engajamento e participação dos alunos na busca por solução de problemas e desafios, mediante a observação e co-criação. Importante destacar, ainda, que as crianças terão acompanhamento pedagógico e psicológico durante as formações.

Como resultado, espera-se que, ao final da experiência no laboratório de robótica, as crianças estejam focadas na solução de problemas e com habilidades que serão fundamentais para melhorar o desempenho na escola e no mercado de trabalho futuro.

 

#inclusãodigital #inclusãodigitalceara #tecnologia #labinec #hackathon