O Movimento Saúde Mental (MSM) realizou a atividade socioterapêutica “Escuta em Movimento” com indígenas Anacé. Uma série de cuidados da Abordagem Sistêmica Comunitária foi realizada no dia 28 de maio de 2022, na aldeia Japuara, em Caucaia, Ceará.

Esta é a primeira realização do “Escuta em Movimento” em que os atendimentos foram feitos fora dos espaços do Movimento Saúde Mental. Dessa vez, além do plantão psicológico também foram realizadas quickmassage, aromaterapia e roda de conversa sobre saúde mental. Além disso, os indígenas realizaram o Toré – dança sagrada indígena – para iniciar as outras atividades.

Ao todo, cerca de 50 mulheres indígenas participaram das atividades oferecidas pelo Movimento. Destas, 15 foram atendidas individualmente na escuta psicológica. 

Natália Martins, diretora de sustentabilidade do MSM, é psicóloga e indigena Anacé. Ela explica que a escolha da aldeia Anacé tem relação com a incidência de problemas psicossociais nas aldeias.

“Nós percebemos esse cenário de emergência e quisemos sair do território e ir à comunidade indígena, como estamos pensando em fazer em outras aldeias”, diz Natália.

Os serviços realizados fazem parte da parceria do MSM com os povos indígenas. Trata-se de um intercâmbio étnico cultural, pois o MSM também acolhe os ensinamentos desses povos originais em sua Abordagem Sistêmica Comunitária, especialmente a partilha de ensinamentos dos pajés.

O MSM sempre acolhe indígenas em seus espaços socioterapêuticos no Bom Jardim, Fortaleza, e em Maracanaú. A exemplo do plantão psicológico realizado durante o “Simpósio de Saúde Mental dos Povos Indígenas do Movimento Saúde Mental”.

A Casa AME – Arte, Música e Espetáculo, do Movimento, é a responsável pela organização do “Escuta em Movimento” e do simpósio dos povos indígenas, realizado no dia 29 de abril de 2022.

Leia mais: A indígena Rute Anacé faz doutorado na Espanha, para ela “estudar é uma estratégia de luta”

Música, toré, arte, pintura e celebração ecumênica foram destaque no Simpósio dos povos indígenas na Palhoça Terapêutica

Angela Anacé fez oficina de artesanato com mulheres do Marrocos 

 

Redação: Rayssa da Costa/ Elizeu Sousa

Fotos: Yago Medina