De 18 a 22 de julho, foi realizada a primeira turma do projeto Alimentando Sonhos numa parceria do Movimento Saúde Mental (MSM) com a M. Dias Branco. Assim, foram cumpridas 20 horas de aulas gratuitas sobre Salgados Comerciais.

As aulas foram realizadas no Grupo Produtivo Criart, cozinha comunitária parceira do MSM, localizado no bairro Parque São Vicente, no Grande Bom Jardim, em Fortaleza. 

No mesmo espaço, foi realizado o encerramento da capacitação com a presença do gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Tiago Timbó.

O projeto é realizado pela Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do Movimento Saúde Mental (MSM), com o fomento da companhia de alimentos M. Dias Branco, envolvendo organizações da Região Metropolitana de Fortaleza. 

Cristina Sousa, líder social do Criart, conta que as aulas já produziram efeitos na comunidade. Segundo ela, “algumas (das alunas) vão montar sua lanchonete, formaram duplas para vendas e outras se reúnem para produzir em coletivo”.

E essas estratégias das alunas fazem parte de um dos objetivos das ações de capacitação promovidas pelo Movimento Saúde Mental: promover a transformação e a autonomia das pessoas, através do fortalecimento das relações intrapessoais, interpessoais e comunitárias.

projeto alimentando sonhos no criart

Ao mesmo tempo, as formações de novos empreendedores contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 e 10: trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades. 

Sobre o projeto

Os cursos do projeto Alimentando Sonhos são realizados nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia. E a divulgação das inscrições para as próximas turmas será realizada através do perfil no Instagram do Movimento Saúde Mental (MSM).

Até o final do projeto, deverão ser capacitados 220 novos empreendedores, distribuídos em cinco áreas da culinária: Salgados Comerciais; Massas e Molhos; Biscoitos doces e salgados; Bolos Caseiros e Regionais; Pizzas e Calzones.

As aulas são ministradas e monitoradas pelas estudantes de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Paula Girão e Lauana Fontenelle, respectivamente. As universitárias são bolsistas do programa de extensão “Gastronomia Social”, que faz parte da EGA.

alunas do projeto alimentando sonhos

A Escola de Gastronomia Autossustentável do Movimento Saúde Mental (MSM) foi fundada em 2016 em parceria com o curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dessa forma, o programa de extensão da UFC “Gastronomia Social” é quem chancela esta e outras ações da EGA.

 

Redação: Rayssa da Costa/Elizeu Sousa. Fotos: Yago Medina.