No dia 25 de outubro, mês de prevenção ao câncer de mama, o Movimento Saúde Mental (MSM) promoveu o evento “Movimento Rosa”. A ação social ofereceu educação em saúde, oficinas gastronômicas, serviços de beleza para os usuários das práticas de cuidado do MSM e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Comunitário do Bom Jardim.

O cuidado com a saúde mental após o diagnóstico de câncer de mama foi o fio condutor do Movimento Rosa, além da prevenção contra a doença.

Na Palhoça Terapêutica, foi realizada uma roda de conversa sobre o câncer de mama com as enfermeiras voluntárias Aretusa Dias e Katiana Araújo.

Maria Eliana de Sousa, de 57 anos, é frequentadora do MSM e participou do momento educativo.

“É bom porque a gente aprende mais. Eu já tirei um nódulo e o útero, então é muito bom a gente se cuidar”, conta Eliana.

A autoestima, como estratégia de cuidado com a saúde mental, foi estimulada com a apresentação musical de Eliahne Brasileiro e os serviços voluntários de corte de cabelo e maquiagem, com as voluntárias Vera Lúcia Souza e Ana Erlane Almeida dos Studio Toda Chik.

Também foi realizada a oficina de brincos indígenas com Angela Anacé.

Maria Elizabete Mota conta que participou dos momentos de cuidado e de educação: ”Foi um dia especial, um dia diferente. A gente saiu daqui bem informada. Muita gente não sabia o que significava o outubro rosa e hoje  a gente saiu sabendo de muita coisa”.

Na Escola de Gastronomia Autossustentável (EGA) do MSM, foram realizadas duas oficinas. Durante a manhã, o aproveitamento integral de alimentos foi introduzido a partir da confeitaria sustentável com a produção de bolo de casca de banana.

Quem ministrou a oficina foi Lúcia Silva, estudante de gastronomia no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e aluna do curso de salgados comerciais do projeto Formação Profissional para Mulheres na Área da Gastronomia.

No turno da tarde, a EGA ofereceu a oficina de biossegurança na prevenção ao câncer de mama, com a orientação de Vítor Amaral, mestrando em Gastronomia na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A EGA foi fundada em 2016 pelo MSM e desde então funciona em parceria com o programa de extensão universitária “Gastronomia Social” da UFC, supervisionado pela professora da UFC, Eveline Araújo.

Redação: Rayssa da Costa