Oficinas do “teatro do oprimido”, com a animação dos atores cariocas Alessandro Conceição, Eloane Gentil e Monique Rodrigues, serão realizadas nos de 20 a 23 de março no Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC). De 20 a 22 de março, a partir das 14h30, acontecem oficinas com pacientes do Caps. No mesmo período, às 18h, os atores realizam oficinas com outras pessoas da comunidade. Já no dia 23 de março, sábado, pela manhã, haverá uma oficina envolvendo toda a comunidade. As oficinas ocorrem na Palhoça do Movimento, que fica na rua Dr. Fernando Augusto, 985, Bom jardim.

Os profissionais cariocas realizam uma residência artística em interações estéticas da Fundação Nacional das Artes (Funarte), direcionada a pontos de cultura. No Ceará, eles estão atuando no Ponto de Cultura Casa Ame, o espaço do MSMC dedicado a arte, música e espetáculo.

Sobre as oficinas

Na primeira oficina, realizada no dia 22 de fevereiro, as crianças do Projeto Sim à Vida, participaram do teatro do oprimido, além disso “filmaram”, com a orientação de Josué Barlow. As gravações em vídeo integram uma das atividades do Sim à Vida, desenvolvidas nas comunidades do Marrocos e do Siqueira, na região do Grande Bom Jardim, em Fortaleza.

Os jovens animadores de teatro vêm de Niterói, Rio de Janeiro, e vão passar cerca de seis meses em Fortaleza, através do projeto da Funarte, “Teatro oprimido Movimenta Saúde Mental”. A cada mês, eles dedicarão uma semana para oficina e laboratório junto a pessoas da Casa Ame e da comunidade do Bom Jardim.

Eles optaram por vir ao Bom Jardim a partir de pesquisa realizada na internet. Alessandro diz que ao perceberem que o Ponto de Cultura do Movimento era vinculado a um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) fizeram contato, obtendo a confirmação de uma parceria com a coordenação do Movimento. A partir daí solicitaram a vinda para Fortaleza. O trabalho deles é desenvolvido através da linha dramatúrgica denominada, “teatro do oprimido”.

Os artistas também fazem parte do grupo de teatro voltado para a saúde mental, chamado “Pirei na Cenna”, do Rio de Janeiro.

 

Sobre o Movimento Saúde Mental

Fundado em 1996, o Movimento Saúde Mental atua, entre outras coisas, com grupos de terapia comunitária, embasado pela Abordagem Sistêmica Comunitária, e desenvolve atividades para todas as faixas etárias no bairro Bom Jardim, em Fortaleza e bairros vizinhos.